Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Legado / Centros de Treinamento

Centros de Treinamento

Lançado em 13 de setembro de 2012 (32 dias após o fim das Olimpíadas de Londres) pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Plano Brasil Medalhas representa um novo patamar de investimentos no esporte visando à preparação de nossos atletas olímpicos e paralímpicos para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

A meta do Plano Brasil Medalhas é que, ao fim dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil esteja classificado, pela primeira vez em sua história, entre os 10 melhores da competição. Já para os Jogos Paralímpicos, o objetivo é que o país encerre a participação na capital fluminense entre os cinco primeiros, um feito igualmente inédito.

Nesse sentido, um dos pilares do Plano Brasil Medalhas passa pela construção, reforma e operação de 21 centros de treinamento para modalidades olímpicas e um centro de treinamento para 14 modalidades paralímpicas. Entre 2013 e 2016, o Plano Brasil Medalhas investirá R$ 1 bilhão no esporte. Do total, cerca de R$ 310 milhões serão destinados aos centros de treinamento.

Vale ressaltar que, devido a complexidade de alguns centros de treinamento, ao tempo exigido para suas construções e ao rito que deve ser seguido dentro da esfera governamental para a liberação de verbas, alguns CTs serão entregues apenas em 2015 ou mesmo em 2016 e, portanto, não serão usados no processo de preparação dos atletas para os Jogos de 2016. Nesse caso, esses centros estarão em pleno funcionamento para o ciclo visando os Jogos de 2020, em Tóquio, e ficarão para o Brasil como grande legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.

Atualmente, nove centros de treinamento estão em operação, nas seguintes modalidades:

Boxe – localizado em São Paulo
Canoagem – localizado em São Paulo
Futebol feminino – localizado em São Paulo
Lutas – localizado no Rio de Janeiro
Pentatlo moderno – localizado no Rio de Janeiro
Taekwondo – localizado no Rio de Janeiro
Tiro esportivo – localizado no Rio de Janeiro
Vôlei – localizado em Saquarema (RJ)
Vôlei de praia – localizado em Saquarema (RJ)

Outros oito centros de treinamento estão atualmente em fase de execução, com recursos do Ministério do Esporte. São eles:

Judô
Centro Pan-Americano de Judô – Lauro de Freitas (BA)

Ciclismo BMX
Centro de Treinamento de Londrina (PR)

Atletismo
Centro Nacional de Treinamento - Cascavel-PR

Tênis
Centro de Treinamento em Florianópolis (SC)

Hipismo
Centro de Excelência de Hipismo – Barretos (SP)

Handebol
Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro - São Bernardo do Campo (SP)

Modalidades Paraolímpicas
Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - São Paulo (SP)

* O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro atenderá a atletas das seguintes modalidades: atletismo, basquetebol em cadeiras de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado.