Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vitor Tavares tem Mundial e Parapan no horizonte do badminton paralímpico

Badminton

13/08/2019 13h48

Lima 2019

Vitor Tavares tem Mundial e Parapan no horizonte do badminton paralímpico

Atleta de apenas 20 anos estreia nas principais competições da modalidade que vai fazer parte do programa paralímpico em 2020

Três modalidades estreiam no programa dos Jogos Parapan-Americanos na edição de 2019: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo. Mas, para os atletas do badminton, antes de Lima 2019 há outro grande evento, o Mundial da modalidade, na Basileia, na Suíça, entre 20 e 25 de agosto. É neste cenário que Vitor Tavares, de 20 anos, fará sua estreia nos dois eventos. “Sei que é um momento histórico. Então, procuro me manter com os pés no chão e focar no objetivo, que é ter um bom desempenho”, disse o atleta, que conheceu o esporte paralímpico há três anos.

Vitor Tavares venceu o Parapan de badminton em 2018. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

 “O esporte transformou a minha vida de muitas formas. Quando comecei, era só um hobby. Eu não imaginava que teria essa proporção. Logo na minha primeira competição nacional, fui campeão. Hoje, levo o esporte a sério, como profissão”, comentou Vitor, que compete pela classe SS6, para pessoas com baixa estatura.

 “O esporte transformou a minha vida de muitas formas. Eu não imaginava que teria essa proporção. Logo na minha primeira competição nacional, fui campeão. Hoje, levo o esporte a sério, como profissão”
Vitor Tavares

Natural de Curitiba (PR), Vitor Tavares tem hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo. “Desde cedo, no colégio, sofri bullying. Meus pais me ajudavam muito, porque ficava para baixo quando as pessoas falavam mal. Eu nunca vi a minha deficiência como problema, mas como atleta, acho ela incrível. Me perguntam se eu gostaria de crescer, se fosse possível, mas sempre respondo que não”, relatou Vitor, que tem 1,40m.

Na última quarta-feira, dia 7, a Seleção Brasileira de parabadminton começou a última fase de treinamento antes de encarar as principais competições do ano. Nesta sexta-feira, 16, a equipe viaja para a Suíça. Após o Mundial, o elenco embarca diretamente para o Peru, onde as disputas da modalidade estão programadas para começarem no dia 29.

 Vitor faz parte dos 21% de jovens (até 23 anos) da delegação que representará o Brasil no Parapan. “Foi tudo rápido na minha carreira. A minha cabeça está a mil com tudo isso pela frente. Tento focar na quadra e imagino os adversários, eu em ação”, contou o atleta, que concilia os treinos com a faculdade de Educação Física.

 O paranaense já tem as metas definidas: “Primeiro, quero me classificar para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e lá vou jogar pela medalha de ouro”. O retrospecto ajuda a alimentar o sonho. No campeonato Parapan-Americano de parabadminton de 2018, Vitor foi campeão nas três categorias: individual, dupla masculina e dupla mista.

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima serão disputados de 23 de agosto e 1º de setembro, na capital peruana. São aguardados quase dois mil atletas de 33 países para a disputa de 17 esportes. O Brasil vai viajar com uma delegação recorde, com 512 integrantes, sendo 337 atletas, de 23 estados e do Distrito Federal. O Brasil defende a hegemonia continental estabelecida nas últimas três edições. O país foi campeão do Parapan em 2007 (Rio de Janeiro), 2011 (Guadalajara) e 2015 (Toronto).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)