Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Troféu Brasil de Judô é aperitivo para o Grand Slam de Brasília

Atletismo

19/09/2019 20h07

Judô

Troféu Brasil de Judô é aperitivo para o Grand Slam de Brasília

Competição interclubes tem início nesta sexta, na capital federal, e reúne quase 400 atletas, entre eles judocas da seleção que, em agosto, disputaram Mundial e Jogos Pan-Americanos

Alguns dos principais nomes do judô brasileiro entram em ação nos tatamis do Ginásio do Cruzeiro, em Brasília, a partir desta sexta-feira, 20.09, para a disputa do Brasileiro Interclubes - Troféu Brasil de Judô, que vai até sábado, 21. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Metropolitana de Judô.

Além de valer pontos no Ranking Nacional e de ser o principal evento de clubes do Brasil, o Troféu será também a última chance para alguns atletas que ainda buscam vaga na seleção para o Grand Slam de Brasília 2019.

Campeã dos Jogos Pan-Americanos e integrante da seleção que foi ao Mundial, Larissa Pimenta é uma das atrações do Troféu Brasil. Foto: Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br

A maioria dos inscritos desembarcou em Brasília nesta quinta-feira, dia do sorteio das chaves e do credenciamento técnico que confirmou a inscrição de 396 atletas. Entre eles, parte das delegações que representaram o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima e no Campeonato Mundial de Tóquio.

"O Troféu Brasil é uma competição muito valorizada pelo meu clube, o Pinheiros, e que me traz boas recordações. Afinal, pude ser campeã em 2014 e em 2018", destacou a meio-leve Larissa Pimenta, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. "Competir no Brasil representando as cores do meu clube é sempre uma satisfação. Estou bem preparada e espero realizar uma boa competição", completa.

"Além de o Troféu Brasil ser uma competição de alto nível, vou encarar como uma competição preparatória para o Grand Slam, pois dizem que o ar de Brasília é bem seco. Vou tentar entender um pouco isso para não ter surpresas no Grand Slam"
Leonardo Gonçalves, meio-pesado da Seleção

Para muitos, lutar no Distrito Federal antes do Grand Slam será uma ótima oportunidade para sentir o palco do Grand Slam e adaptar-se às condições climáticas de Brasília, que passa por um período de baixa umidade relativa do ar, o que interfere diretamente na performance dos atletas durante as lutas.

"Além do Troféu Brasil ser uma competição de alto nível técnico, vou encarar também como uma competição preparatória para o Grand Slam, pois dizem que o ar de Brasília é bem seco. Vou tentar entender um pouco isso para não ter surpresas no Grand Slam", explicou o meio-pesado da Sogipa e da seleção Leonardo Gonçalves.

Para fechar a lista dos convocados para o Grand Slam, a comissão técnica da seleção principal veio à Brasília neste fim de semana para observar o desempenho dos judocas no Troféu Brasil. "Já temos a escalação praticamente definida, mas ainda com dúvidas que tiraremos a partir do desempenho de alguns judocas aqui no Troféu", explicou o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira, que está na capital acompanhado pelos coordenadores da seleção Luiz Shinohara e Rosicleia Campos, ao lado dos dois técnicos Yuko Fujii e Mario Tsutsui.

PROGRAMAÇÃO

A competição tem início às 9h, pelos pesos 48kg, 52kg, 60kg e 66kg. Os judocas dos pesos 57kg, 63kg, 73kg e 81kg também lutam no primeiro dia, a partir das 14h30. No sábado, os combates começam às 9h para todos os pesos restantes (70kg, 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg), com as disputas por medalhas a partir das 13h30.