Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tite confirma equipe com Marcelo e Fernandinho para encarar a Bélgica

Futebol

05/07/2018 12h49

Copa 2018

Tite confirma equipe com Marcelo e Fernandinho para encarar a Bélgica

Partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia será a partir das 15h desta sexta-feira (05.07), em Kazan. Miranda será o capitão
1 | 6
Marcelo volta à lateral esquerda e Fernandinho ocupa a vaga de Casemiro, suspenso. Foto: André Mourão/MoWA Press
2 | 6
Neymar é aposta do treinador para as jogadas inesperadas, surpreendentes. Foto: André Mourão/MoWA Press
3 | 6
Tite prevê um jogo aberto, bonito. Foto: Getty Images
4 | 6
Miranda será o capitão do time. Foto: Getty Images
5 | 6
Philippe Coutinho é uma das esperanças de criatividade no ataque brasileiro. Foto: Getty Images
6 | 6
20180705123043_5b3e39a33c481.jpg
20180705122814_5b3e390ec0052.jpg
GettyImages-992184802_master.jpg
GettyImages-992173512_master.jpg
GettyImages-992238802_master.jpg
chave_quartas.jpeg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Marcelo volta a ocupar a vaga de titular na lateral esquerda e Fernandinho joga no lugar de Casemiro, suspenso pelo segundo amarelo. É com esses dois ajustes na equipe que o Brasil entrará em campo nesta sexta (6.07) para o duelo decisivo contra a Bélgica, em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. O time titular completo terá Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho; Paulinho, Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. 

"O Marcelo saiu por um problema clínico e não voltou no jogo seguinte por problema físico, porque só poderia jogar de 45 a 60 minutos. O Filipe Luís jogou muito nos dois jogos. Eles competem pela posição. Conversei com os dois. Por critério, volta o Marcelo", afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Tite, em entrevista antes do reconhecimento do gramado da arena com capacidade para 42.873 torcedores.

Dentro do esquema de rodízio que Tite costuma implementar, o zagueiro Miranda será o capitão. O defensor já havia usado a braçadeira no duelo contra a Sérvia, na terceira rodada da primeira fase. "A seleção está acostumada e tem responsabilidade de jogar em alto nível. Sabemos das dificuldades do jogo porque a Bélgica exige ainda mais concentração. É um adversário muito forte. Vamos entrar atentos, sabendo que para vencer um grande adversário temos que fazer o melhor", afirmou o defensor.

"O poder criativo da Bélgica é muito forte e com qualidade. Vai ser um grande jogo. São equipes que primam por um futebol bonito, cada um com suas características. A Bélgica tem valores individuais, um grande técnico, uma grande campanha"
Tite

O treinador elogiou os belgas e previu um jogo aberto, ofensivo. A Bélgica tem campanha 100% na Copa. Venceu os quatro jogos que disputou. Na primeira fase, bateu Panamá (3 x 0), Tunísia (5 x 2) e Inglaterra (1 x 0). Nas oitavas de final, disputou uma partida eletrizante contra o Japão. Num duelo de cinco gols anotados no segundo tempo, chegou a estar perdendo por 2 x 0, mas mostrou força e opções no banco para virar a partida para 3 x 2 no último lance, num contra-ataque rápido que terminou com a conclusão de Chadli. O goleador do time é Lukaku, que já marcou quatro vezes na Rússia. 

"O poder criativo da Bélgica é muito forte e com qualidade. Vai ser um grande jogo. São equipes que primam por um futebol bonito, cada um com suas características. A Bélgica tem valores individuais, um grande técnico, uma grande campanha", disse Tite, que aposta no poderio ofensivo da Seleção Brasileira. "A característica dos nossos atletas traz um repertório de jogadas que podem acabar em gol. Temos uma característica marcante no último terço do campo, com muito drible. Douglas, Neymar, Gabriel Jesus, Taison, Coutinho, Willian, todos têm características marcantes. O técnico trabalha para organizar sem bola a construção e a parte média, para no último terço termos essas diferentes formas e incentivar o drible, a finta, a magia", disse.

GettyImages-992184802_master.jpg
Tite prevê um jogo aberto, bonito. Foto: Getty Images

Consistência defensiva e controle mental

Além da força ofensiva, a Seleção Brasileira na Era Tite tem se pautado por uma consistência defensiva marcante. Em 25 partidas disputadas, o Brasil sofreu seis gols. Na Copa do Mundo, apenas um, na estreia contra a Suíça, num empate por 1 x 1. Na sequência, a equipe nacional venceu três partidas por 2 x 0 (Costa Rica e Sérvia, na fase de grupos, e México, nas oitavas de final).

Independentemente dos números, na opinião do treinador um dos diferenciais do duelo será a capacidade mental dos atletas. "Eu sempre levo comigo uma conversa com Carlos Bianchi, técnico por quem tenho profunda admiração. Ele disse que uma virtude de grande equipe é ser mentalmente forte e ter equilíbrio. Aquilo ficou marcado. Digo isso para termos bom senso. Nem euforia nem medo de perder. O discernimento é difícil, mas saber por que ganha, por que tem bom desempenho individual ou coletivo. Se me perguntarem o maior desafio de um Mundial, direi que é a capacidade mental. As pressões são impressionantes, extraordinárias, e proliferam para a família toda", disse.

"A seleção está acostumada e tem responsabilidade de jogar em alto nível. É um adversário muito forte. Vamos entrar atentos, sabendo que para vencer temos que fazer o melhor"
Miranda, que será o capitão do time

Uma boa recordação

A única vez que Brasil x Bélgica se enfrentaram em uma Copa do Mundo foi nas oitavas de final do Mundial de 2002, disputado na Coreia do Sul e no Japão. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 2 x 0, com gols de Rivaldo e de Ronaldo Fenômeno. A partida ficou marcada por um gol da Bélgica anulado no primeiro tempo por suposta falta do atacante Marc Wilmots sobre o zagueiro Roque Júnior, que muitos consideram não ter existido. Na sequência do torneio, o Brasil conquistou o título, na final contra a Alemanha: 2 x 0.

Na Rússia, o vencedor de Bélgica x Brasil enfrentará, na semifinal, o melhor no confronto entre Uruguai x França, que jogam na manhã desta sexta, a partir das 11h, em Nizhny Novgorod. Do outro lado da chave, a duas partidas das quartas de final serão no sábado, 7.07. Às 11h, jogam Suécia e Inglaterra, em Samara. Mais tarde, a partir das 15h, os anfitriões russos disputam a vaga na semifinal contra a Croácia, em Sochi. 

Rededoesporte.gov.br