Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bach elogia inovações e empenho argentino ao fim dos Jogos da Juventude

Geral

18/10/2018 13h47

Buenos Aires 2018

Bach elogia inovações e empenho argentino ao fim dos Jogos da Juventude

Presidente do Comitê Olímpico Internacional afirmou que Buenos Aires tem potencial para se candidatar como cidade-sede dos Jogos adultos

Fantástica e inovadora. Assim o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, definiu a edição argentina dos Jogos Olímpicos da Juventude, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (18.10), na Vila Olímpica. O dirigente elogiou a dedicação dos argentinos, a participação massiva do público e comentou sobre inovações implementadas por Buenos Aires e que poderão integrar as próximas edições das Olimpíadas adultas.

“Só posso dizer parabéns ao povo da Argentina pelos realmente fantásticos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Este foram os Jogos com mais mulheres e mais inclusivo de qualquer edição anterior, não apenas da Juventude”, destacou. A competição contou, pela primeira vez, com o mesmo número de atletas homens e mulheres. 

Coletiva.jpg
Gerardo Werthein, presidente do Comitê Organizador, e Thomas Bach, presidente do COI, em avaliação final dos Jogos. Foto: Buenos Aires 2018/Divulgação
“Creio que, depois desse grande sucesso, ninguém tem nenhuma dúvida de que Buenos Aires seria uma ótima sede para Jogos Olímpicos”
Thomas Bach, presidente do COI

Bach comentou ainda sobre novidades da edição, como uma cerimônia de abertura realizada pela primeira vez fora de estádios e a estreia de modalidades. “Nós já veremos algumas dessas inovações em Tóquio, como caratê, escalada e skate. Também veremos a igualdade de gênero, porque Tóquio marcará um recorde para os Jogos Olímpicos, com perto de 49% de participação de mulheres”, ressaltou o presidente, falando também, hipoteticamente, sobre uma cerimônia realizada no principal cartão postal da capital francesa em 2024. “Imagine uma cerimônia de abertura na frente da Torre Eiffel, em Paris, com centenas de pessoas não apenas assistindo, mas sendo parte disso”, ponderou.

O presidente elogiou a organização do evento sul-americano e disse que a capital argentina tem potencial para uma nova candidatura. “Creio que, depois desse grande sucesso, ninguém tem nenhuma dúvida de que Buenos Aires seria uma ótima sede para Jogos Olímpicos”, afirmou. “As estrelas desses Jogos são os argentinos. Eles tornaram tudo possível. O compromisso com os Jogos foi impressionante e tocante”, completou, destacando a presença de grande público nas competições e a atmosfera de animação.

De acordo com o presidente do Comitê Organizador Buenos Aires 2018, Gerardo Werthein, 200 mil crianças de escolas públicas e privadas passaram pelas instalações para conferir as competições e participar das atividades educativas e de iniciação esportiva presentes em cada um dos quatro parques montados na capital. Além disso, com o acesso gratuito aos Jogos, foram vistas filas de até cinco horas de duração para provas disputadas nos fins de semana. 

“Foram muitos que trabalharam para que esse sonho se tornasse realidade, entre voluntários, atletas, público, cidadãos. Isso demonstra que os argentinos, quando estamos juntos, somos capazes de realizar coisas incríveis”, exaltou Werthein.

O dirigente ainda comentou sobre o legado que os Jogos deixarão para a cidade, como a consciência da importância do esporte e as instalações do Parque Olímpico, que será transformado em centro de rendimento. “Com o tempo, vai se tornar um lugar para formar nossos atletas, mas também para  desenvolver o esporte para que todas as crianças possam ter a sua iniciação esportiva”, adiantou.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires contaram com a participação de mais de 4 mil atletas, de 206 países, disputando 286 provas de 36 modalidades. A próxima edição do evento, em 2022, será realizada no Senegal. 

Ana Cláudia Felizola, de Buenos Aires, na Argentina – Rededoesporte.gov.br