Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Surpresa no Parapan, Fabrício Júnior busca índice para o Mundial no Brasileiro deste fim de semana

Atletismo paralímpico

25/09/2019 11h05

Atletismo Paralímpico

Surpresa no Parapan, Fabrício Júnior busca índice para o Mundial no Brasileiro deste fim de semana

Competição é a última janela para garantir classificação para o torneio de Dubai, em novembro. Em Lima, Fabrício superou o americano Noah Malone, favorito na prova

O sul-matogrossense Fabrício Júnior, de 21 anos, protagonizou uma das cenas mais emblemáticas do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em agosto. A vitória sobre o favorito americano Noah Malone nos 100m da classe T12 (atletas com baixa visão) deu ao Brasil uma das 33 medalhas de ouro na modalidade. É nessa confiança extra conquistada que ele aposta para impulsioná-lo de sexta a domingo, 27 a 29, no Campeonato Brasileiro. O evento representa a última chance de classificação para o Mundial de Dubai, em novembro.

Fabrício comemora o ouro conquistado no Parapan de Lima. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB

O Brasileiro terá, ao todo, 872 competidores inscritos em provas de campo e de pista no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Para Fabrício, o número-chave é 10s81. É esta a marca estabelecida pelo Departamento Técnico do CPB para garantir a vaga no Mundial pelos 100m T12.

"Claro que as condições climáticas e da pista precisam ajudar, mas acredito que tudo acontecerá da melhor maneira. Tudo o que for possível irei executar para que o resultado venha"
Fabrício Jr.

Fabrício faturou o título do Parapan em 10s97, mas as condições climáticas da Villa Deportiva Nacional (Videna) de Lima eram adversas. A expectativa, assim, é grande para que ele garanta um lugar no time brasileiro que irá aos Emirados Árabes Unidos. Em junho, no CT, ele registrou 10s83 - a dois centésimos da marca qualificatória.

"A minha preparação para o Brasileiro foi contínua após o Parapan. Praticamente não houve descanso e tenho noção de que tenho condições de fazer uma boa marca para alcançar o índice. Claro que as condições climáticas e da pista precisam ajudar, mas acredito que tudo acontecerá da melhor maneira. Tudo o que for possível irei executar para que o resultado venha", disse o atleta, cuja visão é reduzida em decorrência de uma toxoplasmose.

Até o momento, 17 atletas já atingiram o índice para o Mundial. Entre os qualificados estão o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63), a baiana Raissa Machado (F56) e o paulista Thiago Paulino (F57).

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar as marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.

Serviço
Data: 27 e 29 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação*
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo
Sexta-feira (27.09) – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (28.09) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (29.09) - 8h às 12h

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro