Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sérvia e França estão na final da Liga Mundial de vôlei

Volei

18/07/2015 16h32

Evento-teste

Sérvia e França estão na final da Liga Mundial de vôlei

Equipes venceram, respectivamente, Estados Unidos e Polônia, e tentam título inédito neste domingo. Competição é evento-teste para os Jogos Rio 2016

Neste sábado de semifinais da Liga Mundial de vôlei, e com um público de seis mil pessoas presentes no Maracanãzinho, apesar da eliminação do Brasil, a Sérvia foi a primeira equipe a garantir uma vaga na decisão, ao vencer os Estados Unidos – atuais campeões da Liga - por 3 sets a 2 (23/25, 21/25, 27/25, 25/20 e 12x15). No segundo jogo, a vitória da França também veio no tie break (25/23, 25/23, 19/25, 22/25 e 17/15). Neste domingo (19.08), Sérvia e França tentam um título que é inédito para as duas seleções.

unnamed3.jpg
Foto: Gabriel Heusi

Primeiro jogo

O apoio da torcida era claramente para a Sérvia, que venceu o primeiro set forçando os erros do adversário: dos 25 pontos sérvios, 12 vieram de falhas dos norte-americanos. Bastante confiantes e jogando de forma consistente, os sérvios também ganharam a segunda parcial, com 18 pontos de ataque. Os Estados Unidos respiraram no jogo, vencendo um terceiro set bastante equilibrado. Com o bloqueio eficiente, os norte-americanos empataram o jogo. No tie break, a torcida empurrou e a Sérvia, que começou perdendo, virou o set decisivo e comemorou bastante.

"Foi um jogo muito difícil e acho que a diferença foi a torcida. Os brasileiros nos apoiaram em todo o jogo e isso foi muito importante para nós. Foi uma partida muito equilibrada, e no final usamos toda a nossa força, sorte, o apoio dos torcedores, tudo junto, e viramos o tie break. Agora é descansar para a final", disse o jogador sérvio Nikola Kovacevic.

unnamed4.jpg
Foto: Gabriel Heusi

Os dois times haviam se encontrado no mesmo Maracanãzinho na decisão de 2008, quando os Estados Unidos conquistaram seu primeiro título da Liga. Já a Sérvia nunca ganhou o ouro na competição. Entre 2003 e 2009, a equipe foi quatro vezes vice-campeã (em duas ocasiões, ainda como Sérvia e Montenegro). Em 2010, o país foi bronze e só retornou à fase final da Liga neste ano.

Segunda partida

Em quadra, França e Polônia. Franceses contam com um vice-campeonato da Liga em 2006. A Polônia já havia sido campeã em 2012, além de ser a atual vencedora do Campeonato Mundial, título conquistado em 2014 ao derrotar o Brasil na final.

Mais uma vez, a torcida escolheu um lado e apoiou a Polônia, já que a França – assim como os Estados Unidos – estava no grupo do Brasil. Os franceses começaram vencendo, em um set muito equilibrado. Na segunda parcial, com Rouzier pontuando bem e aproveitando 11 erros poloneses, a França ganhou mais uma vez. A Polônia se recuperou no terceiro set. Com o bloqueio funcionando bem, abriu uma vantagem que chegou a sete pontos (11/18) e a França não conseguiu diminuir a diferença a tempo. Com a vitória da Polônia no quarto set, o Maracanãzinho assistiu a mais um tie break. O desempate foi apertado, mas pontos cruciais de bloqueio e a eficiência de Ngapeth deram a vitória aos Bleus.

"O que fez a diferença foi o estado de espírito, o mental, a vontade. E nós estávamos jogando sem pressão. Ganhamos dois sets, depois ficamos um pouco pressionados e acabamos perdendo nossa fluidez. Mas felizmente, nós a reencontramos no tie break. Na final, não temos que pensar no título, temos que pensar no jogo", disse o técnico francês Laurent Tillie.

unnamed6.jpg
Foto: Gabriel Heusi

Evento-teste

As finais da Liga Mundial são também evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A montagem da quadra, o trabalhos dos voluntários, como boleiros e enxugadores de quadra, o sistema de entretenimento – sobretudo DJ e locutores - , o sistema de resultados e os procedimentos para exames antidoping estão sendo observados pelo Comitê Organizador do megaevento do ano que vem.

Confira o horário dos próximos jogos da Liga

Domingo (19.07)

9h10 – Estados Unidos x Polônia - Disputa do terceiro lugar

11h30 - França x Sérvia - Final

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br