Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasília recebe Brasileiro, curso de árbitros e clínica para treinadores

Saltos ornamentais

30/10/2018 11h44

Saltos Ornamentais

Brasília recebe Brasileiro, curso de árbitros e clínica para treinadores

Competição mais importante das categorias de base será entre 1 e 4 de novembro. Dois técnicos estrangeiros vão trabalhar com os atletas

A semana será agitada em Brasília para os atletas e técnicos dos saltos ornamentais. Entre 1 e 4 de novembro serão realizados os Campeonatos Brasileiros dos Grupos C e D, competições mais importantes das categorias de base da modalidade. As provas serão realizadas no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), das 9h às 12 e das 14h às 17h, todos os dias. A entrada será gratuita.

Paralelamente às competições, a organização promoverá dois eventos voltados para os treinadores que estarão na capital. O primeiro será um Curso de Árbitros, ministrado por Lorena Lacerda, árbitra internacional da Federação Internacional de Natação (FINA), entidade responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos.

Oscar Urrea, Ricardo Moreira e Junbai Li, no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB. Foto: Divulgação

O segundo será um Curso de Treinadores de Saltos Ornamentais de Alto Nível, ministrado pelos técnicos estrangeiros Junbai Li, da China, e Oscar Urrea, da Colômbia, que trabalharão em Brasília por um período de dois anos, no Centro Olímpico da UnB, com salários pagos por meio de um convênio realizado com o Ministério do Esporte.

Junbai Li é um jovem técnico chinês de 26 anos, mas que possui no currículo quatro anos de experiência como treinador, dois deles na China e dois na Indonésia. Como atleta, treinou por dez anos no Centro Nacional da China e integrou por seis anos a Seleção Chinesa, uma das mais fortes do mundo.

Já o colombiano Oscar Urrea, de 43 anos, atuou nos últimos 12 anos como técnico da Seleção Colombiana de Saltos Ornamentais. Como treinador, integrou a equipe olímpica da Colômbia nos Jogos de Pequim 2008 e Rio 2016 e viu seu time ser finalista olímpico em provas individuais e sincronizadas. Conquistou medalhas em Jogos Pan-Americanos e etapas do Grand Prix da FINA.

Ambos os cursos serão certificados pela Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais. O curso de árbitros será entre 31 de outubro e 2 de novembro e o curso de Técnico, entre 3 e 5 de novembro. Os interessados podem fazer a inscrição enviando um e-mail para excelencia@saltosbrasil.com.

Nesta quarta-feira (31.10), um coquetel de boas-vindas será oferecido aos participantes dos cursos, a convidados e à imprensa, a partir das 18h30, no Espaço GPS, no Shopping Iguatemi. Representantes do Ministério do Esporte, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Celso Giacomini; o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento, Diego Tonietti; e o coordenador-geral de Rede Nacional de Treinamento e Cidade Esportiva, Daniel Barbosa, participarão do coquetel.

"Acredito que a contratação desses dois treinadores será um divisor de águas para os saltos ornamentais. Eles têm experiência, estão motivadíssimos, chegam com um contrato de dois anos, o que é um ótimo período. Acho que nossos atletas e também nossos técnicos têm muito a aprender a partir de agora. O nível técnico de nossos atletas tende a aumentar bastante", elogia Ricardo Moreira, coordenador-geral do Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB, referindo-se a Junbai Li e a Oscar Urrea.

"Sobre os Brasileiros, eles reunirão cerca de 50 atletas até 13 anos, de seis estados (DF, SP, RJ, PB, PA e GO), e essas são competições importantes, pois é daqui que saem os talentos que serão trabalhados para chegar à seleção brasileira e defender o país nos grandes campeonatos do circuito internacional e em competições como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas", ressalta Ricardo Moreira.

Investimento

Inaugurado em 2014, o Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB é resultado de investimento de R$ 1,9 milhão do Ministério do Esporte, empregado para a compra de equipamentos e contratação de profissionais que atuam no treinamento de atletas de diversas categorias, da base ao alto rendimento.

Atualmente, 70 atletas, a partir de seis anos até integrantes da seleção brasileira de saltos ornamentais, treinam no local, que é referência internacional. Além de base de treinos para a seleção brasileira, o Centro recebeu, em 2018, atletas do Peru e do Chile e receberá, até o fim do ano, uma delegação do Canadá.

Ascom - Ministério do Esporte