Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sem time titular confirmado, Seleção volta à Fonte Nova após três anos e meio para defender invencibilidade

Futebol

18/06/2019 08h25

COPA AMÉRICA 2019

Sem time titular confirmado, Seleção volta à Fonte Nova após três anos e meio para defender invencibilidade

Palco de belos gols e partidas antológicas na Copa do Mundo 2014, arena baiana nunca assistiu a uma derrota brasileira em 13 partidas
GM8A4465.jpg

Coletiva de imprensa com o técnico Tite e o atacante Firmino. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

A Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), receberá, nesta terça-feira (18.06), a segunda partida da Seleção Brasileira masculina de futebol pela fase de grupos da Copa América 2019, contra a Venezuela. A única mudança na equipe titular com relação ao jogo anterior – vitória por 3 x 0 sobre a Bolívia na abertura do torneio – deve ser a volta do volante Arthur, recuperado de dores no joelho direito, com a volta de Fernandinho para o banco de reservas.

Após dois dias de treinos no Barradão, o técnico Tite conversou com jornalistas pela primeira vez no palco da partida na noite desta segunda-feira (17.06). Segundo ele, em acordo com a comissão técnica venezuelana, as duas equipes escolheram não fazer o treino de reconhecimento da Fonte Nova para poupar o campo de jogo, principalmente por conta da chuva fina que caiu em Salvador durante o dia. "Em campo molhado a qualidade do passe fica prejudicada. A gente optou por não fazer o trabalho, de forma consensual com a Venezuela, para preservar o estado do gramado e para ter uma condição melhor do espetáculo", apontou.

"Nós temos um grupo muito forte. Para mim não tem reserva, todos que estão ali estão prontos para quando precisar, quando for sua hora, entrar bem, ajudando como for possível"
Roberto Firmino

Apesar de ter utilizado Arthur nos treinos da capital baiana e a tendência ser a volta do volante do Barcelona ao time que inicia o jogo, o treinador brasileiro preferiu não cravar o plantel escolhido. "A escalação passa pela base da equipe que veio do último jogo, mas não quero confirmar. Daqui a pouco o outro lado também, de alguma forma, vai ver as possibilidades que a gente tem. Particularmente eu quero omitir, mas não mentir", afirmou.

Para o gaúcho, no entanto, a eventual entrada do ex-jogador do Grêmio não muda uma das principais características da Seleção, que é a de criar chances de articulação para o meia Philippe Coutinho, destaque da partida anterior com dois gols.

"A gente tem versatilidade nos jogadores que compõem o meio campo, com características e combinações diferentes. Nós terminamos amistoso com a República Tcheca virando o jogo com Arthur e Allan. O último jogo, com Fernandinho e Casemiro. Pode ser, também, Arthur e Casemiro. Essas duplas te dão composições diferentes. Podem possibilitar um liberdade maior para o Dani [Alves], às vezes possibilitam o Richarlisson ficar mais como segundo atacante. Conforme as combinações, elas geram outro tipo de liberdade a outros atletas. De todas, uma coisa é certa: sempre o Coutinho com liberdade de criação maior. Essa é a ideia", analisou. O mistério, no entanto, não se estende ao vestiário. De acordo com o técnico brasileiro, os atletas já sabem quem começa jogando.

GM8A4561.jpg
Coletiva de imprensa do técnico Tite e o atacante Firmino antes do jogo contra a Venezuela pela segunda rodada da Copa América de Futebol. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

Para o atacante Roberto Firmino, independentemente dos jogadores que iniciem a partida, um dos principais trunfos da equipe está justamente na qualidade do conjunto. "Nós temos um grupo muito forte. Para mim não tem reserva, todos que estão ali estão prontos para quando precisar, quando for sua hora, entrar bem, ajudando como for possível", opinou.

Se depender do retrospecto do Brasil em Salvador, o torcedor brasileiro pode ficar otimista. Em 13 jogos na Fonte, o Brasil nunca foi derrotado: foram oito vitórias e cinco empates. A última partida disputada em Salvador foi contra o Peru, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018, em novembro de 2015. Na ocasião, vitória tranquila por 3 x 0, ainda sob o comando de Dunga, com gols de Douglas Costa, Renato Augusto e Filipe Luís.

Se levar a campo a equipe que testou nos treinos em Salvador, Tite deve escalar o Brasil com: Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; David Neres, Richarlisson e Firmino. O goleiro Ederson, ainda em tratamento de lesão na panturrilha direita, ainda é dúvida para compor o banco de reservas. Já o zagueiro Éder Militão, recuperado de dores do quadril, será relacionado.

GM8A440001.jpeg
Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

Palco Baiano

Após três anos e meio, a Arena Fonte Nova volta a receber a Seleção Brasileira. É o único estádio do Nordeste na edição de 2019 da Copa América. Nos últimos anos, os baianos tiveram a oportunidade de vibrar com os principais eventos esportivos do planeta em solo soteropolitano: Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Questionado sobre o que espera da torcida brasileira em Salvador, o técnico Tite foi taxativo. "Como ser humano a gente sempre tem expectativa positiva, claro que sim. Bahia tem uma história muito bonita em relação de apoio", lembrou.

A antiga Fonte Nova foi totalmente implodida em 29 de agosto de 2010 e reconstruída, inclusive reutilizando todo o material do antigo estádio, para acolher a Copa do Mundo. No entanto, o projeto original foi preservado, com a chamada "abertura da ferradura".

Durante o Mundial, o estádio foi palco de jogos antológicos e belos gols, com destaque para as goleadas da Holanda sobre a então campeã Espanha, por 5 x 1, e da Alemanha sobre Portugal, por 4 x 0, ambas na primeira rodada, e da França sobre a Suíça, por 5 x 2, na segunda rodada. Além disso, a arena baiana recebeu partidas de mata-mata emocionantes, como a apertada vitória da Bélgica sobre os EUA, por 2 x 1, nas oitavas de final, e o jogo de quartas de final entre Holanda e Costa Rica, decidido apenas nos pênaltis após um 0 x 0 no tempo normal.

Com as cadeiras em tons de verde, remetendo às águas do Dique do Tororó que fica em frente ao estádio, a Arena está posicionada em um terreno de 116 mil metros quadrados e tem uma área construída de 90 mil metros quadrados. O edifício tem dez níveis e três anéis de arquibancadas.

A Arena Fonte Nova vai receber cinco partidas da Copa América, sendo quatro na fase de grupos e uma nas quartas de final. A estreia baiana na Copa América foi durante o clássico sul-americano entre Colômbia e Argentina, pelo grupo B. Os colombianos venceram a seleção de Messi por 2 a 0, com os gols de Martinez e Zapata.

Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito)

Brasil e Venezuela pela Copa América 2019

A bola volta a rolar na Bahia na próxima sexta-feira (21.06), entre Equador e Chile, às 20h. No domingo (23), Colômbia enfrenta o Paraguai, às 16h. Nas quartas de final, a partida será disputada no dia 29 de junho, às 16h, entre primeiro do grupo C e terceiro do grupo A ou B.

Retrospecto da Seleção principal na Fonte Nova

06/07/1969 – Brasil 4 x 0 Bahia – Amistoso
05/07/1979 – Brasil 1 x 1 Seleção Baiana – Amistoso
08/07/1981 – Brasil 1 x 0 Espanha – Amistoso
04/11/1983 – Brasil 1 x 1 Uruguai – Copa América
05/05/1985 – Brasil 2 x 1 Argentina – Amistoso
01/07/1989 – Brasil 3 x 1 Venezuela – Copa América
03/07/1989 – Brasil 0 x 0 Peru – Copa América
07/07/1989 – Brasil 0 x 0 Colômbia – Copa América
11/10/1995 – Brasil 2 x 0 Uruguai – Amistoso
10/09/1997 – Brasil 4 x 2 Equador – Amistoso
05/06/1999 – Brasil 2 x 2 Holanda – Amistoso
22/06/2013 – Brasil 4 x 2 Itália – Copa das Confederações
17/11/2015 –  Brasil 3 x 0 Peru - Eliminatórias da Copa do Mundo 2018


De Salvador, Breno Barros e Pedro Ramos, rededoesporte.gov.br