Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleções de wrestling de Brasil e Cuba iniciam intercâmbio de preparação para temporada internacional

Lutas

10/04/2019 20h30

Preparação

Seleções de wrestling de Brasil e Cuba iniciam intercâmbio de preparação para temporada internacional

Com campeões olímpicos no tapete, atletas dos dois países fazem treinamentos intensivos no Rio de Janeiro na reta final antes do Pan-Americano da modalidade

A seleção brasileira de wrestling se reuniu esta semana no Rio de Janeiro para uma série de treinamentos com convidados especiais. Um total de 13 atletas cubanos estão no Brasil para promoverem um intercâmbio técnico com os brasileiros na reta final de preparação para o Pan-Americano da modalidade, a ser realizado em Buenos Aires (Argentina) entre os dias 18 e 21 de abril. A primeira sessão desses treinos foi realizada nesta quarta-feira (10.04) na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, local que marcou muito a vida de dois lutadores caribenhos: Mijaín López e Ismael Borrero alcançaram a glória olímpica durante os Jogos Rio 2016, em lutas nesta mesma arena.

As seleções do Brasil e de Cuba iniciaram, na Arena Carioca 2, o período de treinamentos em conjunto. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

mijain_ismael1.jpg
Mijaín e Ismael: quatro ouros olímpicos na luta greco romana. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Tricampeão olímpico - também venceu em Pequim 2008 e Londres 2012 na categoria mais pesada da luta greco romana -, Mijaín disse que nunca esquecerá o Rio de Janeiro. "Conquistei meu terceiro ouro olímpico aqui e foi especial. Tenho muito orgulho disso. Falarei dessa conquista daqui a 20 ou 30 anos com o mesmo orgulho", afirma o gigante de 1,98m e 132kg tem ainda quatro títulos mundiais e três pan-americanos. "Voltar aqui é como um presente que os brasileiros estão me dando. Fico muito satisfeito de treinar com a seleção brasileira e passar minha experiência. Obviamente, treinamentos assim também me ajudam muito na caminhada para mais uma Olimpíada e a busca por mais um ouro olímpico", acrescentou.

"Vivi aqui o momento mais importante da minha vida. Nesta arena, com as arquibancadas cheias, ganhei minha medalha de ouro nos Jogos Rio 2016", relembra o cubano Ismael Borrero, vencedor da categoria até 59kg da luta greco romana na olimpíada realizada no Brasil. No atual ciclo olímpico, ele subiu de divisão e luta com competidores até 66kg. "Estar de volta ao Rio é uma emoção grande. No esporte, os brasileiros são os melhores amigos que tenho. Treinar com todos esses atletas é como estar em família. Sinto-me bem em compartilhar minha experiência com eles", reforçou Borrero.

A partilha de exercícios e técnicas com uma das melhores equipes do planeta é de grande valia para os brasileiros. "Em treinamentos como esse daqui, conseguimos colocar em prática nossa evolução do dia a dia, principalmente devido ao intercâmbio com atletas de alto nível. E, também, é possível mostrar que o Brasil está chegando lá em cima. O wrestling não é muito reconhecido ainda, mas estamos buscando evoluir e crescer junto com a seleção de Cuba, que é uma potência aqui nas Américas e no mundo", afirma Joilson Júnior, da categoria até 66kg da luta greco romana e integrante da Bolsa Atleta. O brasileiro é tricampeão pan-americano júnior e sonha em fazer uma final com Ismael Borrero.

joilson_lais1.jpg
Joilson Júnior e Laís Nunes são bolsistas do programa Bolsa Atleta. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O Pan-Americano de Wrestling, em Buenos Aires, é classificatório para a principal competição continental do ano: os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, que contará com os atletas mais fortes de cada país. Em seguida, os desafios são o Campeonato Mundial, em setembro, no Cazaquistão, e os Jogos Mundiais Militares, em outubro, na China. "Até os Jogos Olímpicos de 2020 ainda é uma caminhada longa e bem difícil. Em 2019, o Mundial já vai valer vaga para os Tóquio. Os passos estão sendo dados desde 2017, mas esse ano e o primeiro semestre do ano que vem são os mais importantes", reforça Joilson.

Mesmo com muita bagagem esportiva, a brasileira Laís Nunes vê a iniciativa do intercâmbio Brasil-Cuba como o encerramento ideal da preparação para o Pan-Americano de Wrestling. "Nenhum atleta consegue evoluir sozinho. Nós, atletas da seleção brasileira, temos que sempre estar unidos. A oportunidade de reunir aqui no Rio de Janeiro os atletas da seleção, que são de vários estados do Brasil, ajuda muito essa união. E a gente consegue compartilhar a experiência. Ter uma equipe como a cubana aqui no nossos centros de treinamento é muito importante pra gente. Dá um ânimo muito maior. Comparando nossa força com a de uma equipe de nível tão alto, a gente pode ver que o Brasil está bem e que pode seguir mais confiante para o Pan-Americano lá na Argentina, para os Jogos Pan-Americanos no Peru e para o Mundial no segundo semetre", afirmou Laís, campeão pan-americana em 2016 na categoria até 63kg da luta estilo livre. Em 2018 houve um ajuste de categorias e, desde então, ela passou a lutar com atletas de até 62kg.

A meta de Laís é a mesma de Joilson e de todos os brasileiros que treinaram no tapete nesta quarta. "Quando acabou a Rio 2016, a gente já começou a pensar em Tóquio. Trabalhamos duro todo dia para chegar em mais uma edição de olimpíada. A vaga vai chegar. Se não for em 2019, ela vem em 2020. Cada competição é um passo a mais para esse objetivo de estar lá no Japão", ressalta Laís, também integrante do programa Bolsa Atleta (categoria Pódio).

wrestling_brasil_cuba.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

"Essa visita de Cuba, prévia ao Pan-Americano de Buenos Aires, é ótima para fazermos o polimento final dos nossos atletas. Ter um tricampeão olímpico aqui com a gente e contar com a experiência de treinadores de larga experiência só nos trazem boas coisas. Lá na Argentina, estão em disputa vagas nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Já temos cinco vagas, mas queremos mais", Roberto Leitão, superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling.

"Como se trata de uma modalidade de combate, é fundamental ter um parceiro de bom nível para você conseguir desenvolver seu potencial. Intercâmbios como este - e também outros que o Brasil faz no exterior - ajudam demais nesse desenvolvimento", complementa Leitão.

Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Wrestling - Intercâmbio Brasil/Cuba - Arena Carioca 2

No encontro desta quarta-feira, as equipes masculinas eram de especialistas em luta greco romana. No feminino, só há a luta estilo livre. Além de Joilson e Laís, os brasileiros convocados para o intercâmbio são Diego Romanelli, Calebe Correa, Arley Machado, Kenedy Pedrosa, André Pinto, Angelo Moreira, Ronisson Brandão, Wellington Silva, Pedro Rocha, Davi Albino, Aline Silva, Dailane Reis, Giullia Penalber e Susana Santos.

Mijaín e Ismael vieram ao lado dos cubanos Luiz Sanchez, Yosvani Flores, Antonio Robles, Gabriel Kindelan, Angel Romero, Yusneilys Lopes, Lilianet Andres, Lianna Herrera, Yakelin Estornell, Yudaris Rodriguez e Malbekis Peres.

cefan1_robertocastro.jpg
Ginásio do Cefan. Foto: Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br

Treinos no Cefan

Convidada pela Confederação Brasileira de Wrestling e pela Marinha do Brasil, a delegação cubana está concentrada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), também no Rio de Janeiro. Desta quinta (11.04) até a partida para Buenos Aires no dia 17, os treinamentos intensivos seguem na instalação, que é um dos principais legados de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

"A estrutura que encontramos no Parque Olímpico e no Cefan, onde estamos hospedados, é de muito boa qualidade. Tenho certeza que isso ajuda a todos os lutadores do Brasil a chegar com mais ímpeto nas competições internacionais. Nós, de Cuba, viemos com foco de melhorar o nosso desempenho e elevar a qualidade e técnica de todos", afirmou o tricampeão olímpico Mijaín López.

Até 2016, o Cefan recebeu quase R$ 30 milhões em recursos do governo federal para reforma e construção de novas instalações e para aquisição de equipamentos. Além disso, a instalação ganhou laboratórios de pesquisa e serviço de reabilitação, salas de condicionamento físico e musculação, um ginásio poliesportivo climatizado, a construção de dois campos de futebol, prédio de apoio, calçamento de vias de acesso, obras de acessibilidade e reformas na piscina, no tanque de saltos ornamentais e nos vestiários.

Além do wrestling, a instalação é capaz de atender modalidades como boxe, judô, vôlei (quadra e praia), futebol, natação, polo aquático, saltos ornamentais, levantamento de peso, atletismo e tiro esportivo.

O Cefan é utilizado por atletas de alto rendimento e por alunos de projetos sociais e de base desenvolvidos em parceria entre Forças Armadas e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

 

PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DE WRESTLING EM 2019

Campeonato Pan-Americano de Wrestling
18 a 21 de abril
Buenos Aires (Argentina)

Jogos Pan-Americanos
26 de julho a 11 de agosto
Lima (Peru)

Campeonato Mundial
14 a 22 de setembro
Astana (Cazaquistão)

Jogos Mundiais Militares
18 a 27 de outubro
Wuhan (China)

 

Do Rio de Janeiro, Abelardo Mendes Jr - rededoesporte.gov.br