Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina vira contra a Bulgária e garante vaga para Tóquio 2020

Volei

12/08/2019 09h03

Vôlei

Seleção masculina vira contra a Bulgária e garante vaga para Tóquio 2020

Equipe comandada pelo técnico Renan vence Pré-Olímpico na casa dos rivais após conquistar bela vitória por 3 x 2. Time perdia por 2 x 0 e teve que salvar match points no terceiro set

Foi um jogo histórico. Depois de perder os dois primeiros sets neste domingo (11.08), a Seleção Brasileira masculina de vôlei demonstrou força psicológica, poder de reação, se recuperou ao longo da partida, e, após um terceiro set dramático, em que salvou match points contra a Bulgária, conquistou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020 no Pré-Olímpico disputado em Varna, na Bulgária.

Jogadores e profissionais da comissão técnica do Brasil comemora a vitória sobre a Bulgária. Foto: FIVB/divulgação

A vitória, por 3 x 2, foi assegurada no tie-break em um jogo que teve parciais de 23/25, 19/25, 32/30, 25/16 e 15/11. Nos dois primeiros jogos pelo Grupo A do Pré-Olímpico, o Brasil havia vencido Porto Rico e Egito, ambos por 3 sets a 0. Neste domingo, entretanto, o time encontrou muita dificuldade diante de um time búlgaro que, jogando em casa, fez uma belíssima partida, com muito brilho tanto no saque quanto nas ações ofensivas e defensivas.

O Brasil, contudo, soube suportar a pressão e, ao final, o ponteiro Leal, melhor jogador em quadra, foi também o maior pontuador do jogo. O atacante marcou 22 vezes, sendo 21 de ataque e um de bloqueio. Após o duelo, Leal comemorou a conquista.

“Estou muito feliz. Foi um jogo difícil e sabíamos que seria assim. Enfrentamos dificuldades nos dois primeiros sets, mas a força do grupo provou que é possível. Conseguimos nos reerguer ao longo da partida e, juntos, além de trocas importantes feitas pelo Renan, conseguimos mudar o rumo da partida”, avaliou.

Leal também falou sobre o início da realização de uma meta pessoal. “Nunca joguei uma Olimpíada e aqui consegui realizar a primeira parte do meu sonho. Conseguir essa vaga é o primeiro passo. Agora o pensamento já está totalmente voltado para Tóquio e espero estar lá junto com a seleção brasileira”, afirmou.

Emocionado com o resultado, o técnico Renan fez questão de destacar a importância de todos do grupo na conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. “Tínhamos uma missão a ser cumprida e agradeço a cada um deles, não por hoje, mas pelo trabalho que foi feito ao longo da temporada, em todos os dias, a cada treino, a cada viagem. Todos se entregaram ao máximo. Na vida, não há castigo, nem recompensa. Há merecimento. E hoje foi justo o Brasil sair com essa conquista. Esse era o nosso grande objetivo: buscar a vaga já neste primeiro momento”, disse Renan.

A seleção brasileira masculina de vôlei ainda tem outros dois compromissos nesta temporada: o Campeonato Sul-Americano, em setembro, no Chile, e a Copa do Mundo, em outubro, no Japão.

Brasil: Bruninho, Wallace, Flávio, Lucão, Maurício Borges e Leal. Líbero – Thales
Entraram: Fernando Cachopa, Alan, Lucarelli, Maurício Souza, Isac, Maique
Técnico: Renan

Pré-Olímpico
Varna - Bulgária

09.08 – Brasil 3 x 0 Porto Rico - 25/23, 25/19 e 25/19
10.08 – Brasil 3 x 0 Egito - 25/12, 25/19 e 25/14
11.08 – Brasil 3 x 2 Bulgária - 23/25, 19/25, 32/30, 25/16 e 15/11*
* A vitória assegurou ao Brasil a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei