Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Quinteto da seleção masculina de ginástica anunciado para os Jogos Pan-Americanos

Ginastica artística

19/07/2019 11h25

Lima 2019

Quinteto da seleção masculina de ginástica anunciado para os Jogos Pan-Americanos

Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto Júnior e Luís Porto serão os representantes brasileiros na capital peruana

Com a expectativa de alcançar o maior número de finais possíveis, a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística foi anunciada de forma oficial nesta quinta-feira (18.07), para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, que terão início no dia 26. A comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica escolheu os ginastas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto Júnior e Luís Porto.

Barreto, Porto, Zannetti, Nory e Caio: quinteto brasileiro para o Pan de Lima. Foto: CBG

O nome de maior destaque é o de Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas em Londres-2012, além de ter sido medalha de prata no mesmo aparelho na Rio-2016. Escolhido como um dos "embaixadores" do Pan 2019, Zanetti tentará em Lima a quinta medalha na competição. No individual, ele tem uma de ouro (Toronto-2015) e uma de prata (Guadalajara-2011) nas argolas. Por equipe, já são uma de ouro (2011) e uma de prata (Toronto).

"O Pan integra o nosso calendário como uma competição muito importante. Além do peso da competição, será um momento em que poderemos testar a equipe e fazer ajustes até o Mundial"
Marcos Goto, um dos técnicos da seleção masculina

"O primeiro desafio desse time foi a definição dos nomes, pois oito atletas brigavam pelas cinco vagas. A nossa expectativa no Pan será a de conquistar o maior número de presenças em finais", afirmou Marcos Goto, um dos treinadores da Seleção masculina.

O técnico brasileiro também comentou sobre a escalação de Arthur Zanetti em outros aparelhos que não apenas as argolas, como solo e salto. "O Zanetti vem trabalhando com o objetivo de ajudar a equipe em mais aparelhos, tornando o time mais competitivo. Seus resultados estão sendo positivos no cenário internacional", disse Goto.

O treinador também ressaltou a importância do Pan na preparação para o principal objetivo da Ginástica brasileira em 2019, que será o Mundial de Stuttgart (ALE), em outubro. "O Pan integra o nosso calendário como uma competição muito importante. Além do peso da competição, será um momento em que poderemos testar a equipe e fazer ajustes até o Mundial", afirmou.

A ginástica artística masculina fará sua estreia no Pan de Lima no dia 28, quando haverá a competição por equipes. Qualificação e final acontecerão no mesmo dia. O Brasil, que integra a subdivisão 1, entrará no ginásio a partir das 18h30 (de Brasília).

Programação em Lima (horário de Brasília)

28.07 - Qualificação e final por equipes - A partir das 18h30
29.07 – Individual geral (20h)
30.07 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31.07 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)

Os convocados

• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)

Treinadores

Marcos Gotto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica