Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção feminina de futsal realiza clínica no Parque Olímpico e mira Copa América no Uruguai

Geral

18/11/2017 20h18

Rio de Janeiro

Seleção feminina de futsal realiza clínica no Parque Olímpico e mira Copa América no Uruguai

Amistoso da seleção será transmitido ao vivo pela página no Facebook da Rede Nacional do Esporte neste domingo

amistoso_futsal_full.jpg
Clique na imagem para acessar a página da Rede do Esporte no Facebook.

A seleção brasileira feminina de futsal encerra neste domingo (19.11), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, a Clínica de Futsal Feminino, realizada pelo Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). Além de treinamento preparatório para a Copa América, que será realizada de 22 a 29 de novembro em Las Piedras, no Uruguai, também foram promovidas ações para o público em geral e para professores e alunos da rede pública de ensino. A partir das  10h, na Arena Carioca 1, a seleção brasileira disputa um amistoso com a seleção carioca de futsal. O jogo será transmitido ao vivo pelas páginas do Facebook da Rede Nacional do Esporte e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

As atividades realizadas durante a semana foram divididas em duas partes. Como preparação para a Copa América, a delegação brasileira realizou treinamentos técnicos, orientações táticas e palestras com profissionais e ex-atletas, como o tetracampeão de futebol na Copa do Mundo de 1994 Ricardo Rocha, e o bicampeão mundial de futsal Gabriel Dias.

Foto: Rafael Brais/rededoesporte.gov.br

As jogadoras também participaram de cursos e oficinas para profissionais de educação física e jogos recreativos com alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. A seleção visitou, ainda, centros esportivos em comunidades do Rio de Janeiro, como a Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino e o Centro Desportivo Doutor Sócrates.

Fomento ao esporte

O diretor de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, André Argôlo, destacou a realização da clínica como apoio à modalidade e para preparação da seleção para o torneio do Uruguai. "Nossa preocupação é fomentar o futebol e temos uma atenção especial com o feminino, que merece cada vez mais investimentos. A clínica possibilitou a reunião da seleção uma semana antes de uma competição importante, que é a Copa América, com toda estrutura e condições de treinamentos, alimentação, descanso", disse.

Argôlo também elogiou as oportunidades à população geradas pela parceira, como o contato da seleção com jovens do Rio de Janeiro. "As crianças puderam acompanhar a experiência e estar perto das jogadoras. Além disso, os profissionais da rede pública, como professores de educação física, tiveram aprendizado sobre preparação, alimentação, treinamento. Está sendo uma experiência muito válida para todos os envolvidos no processo", resumiu.

O técnico da seleção brasileira, Wilson Sabóia, aproveitou a oportunidade de treinamento no Parque Olímpico para entrosar a seleção para a Copa América e, também, para capacitar profissionais para a modalidade. "É sempre bom alinhar os treinamentos específicos de alto rendimento com a capacitação de profissionais de educação física. É importante fazer a ligação do esporte de competição com o esporte educacional", analisou.

Para Sabóia, apesar de a seleção estar invicta em sua história, é preciso sempre melhorar. A seleção brasileira ganhou todos seis mundiais que já foram disputados até o momento. "Estamos trazendo atletas novas para uma reformulação em idade e para abrir espaço para novas convocações", explicou.

amandinha_futsal_naiara_gresta2_CBFS.JPG
Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. Foto: Naiara Gresta/CBFS

Eleita a melhor jogadora do mundo pela terceira vez na Agla Futsal Awards 2016, premiação anual da modalidade, Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha, é o destaque da seleção brasileira. "Para nós é muito importante esse tempo de treinamento que conseguimos aqui no Rio, pois é uma seleção nova, com muitas meninas que vieram pela primeira vez. Por isso, estamos conseguimos ter mais contato como grupo para que cheguemos 100% na Copa América", comentou a atleta, que joga pelo Leoas da Serra, de Lages (SC). 

Sobre as visitas às comunidades carentes, Amandinha acredita ter aprendido e ensinado lições. "A gente lembra muito de onde começou, das nossas dificuldades e é gratificante saber que estamos passando uma energia positiva para essas crianças que também podem encontrar um futuro no esporte", afirmou.

O treinamento no Parque Olímpico aumentou ainda mais a esperança de Amandinha em ver o futsal fazer parte das modalidades olímpicas. "É muito bom estar no ambiente onde foram realizadas as Olimpíadas, que a gente sonha em jogar um dia. A gente não perde a esperança de o futsal virar olímpico, para realizarmos mais esse sonho. Já temos inúmeros títulos, mas essa conquista de disputar uma olimpíadas será o ápice para o futsal em si", disse.

Aprendizado

O professor de educação física e treinador da equipe de futsal da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fábio Luiz da Costa, foi um dos inscritos no curso de capacitação oferecido gratuitamente pela Clínica de Futsal Feminino. Para Costa, a proximidade com os profissionais da comissão técnica da seleção brasileira foi o grande diferencial durante as atividades da semana. "Eu costumo participar de congressos pelo Brasil inteiro, com valores bem expressivos. E aqui, pudemos estar ao lado da seleção brasileira, dos profissionais, da comissão, recebendo feedback a todo momento. É uma coisa rara", afirmou.

Rafael Brais - rededoesporte.gov.br