Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de basquete masculina convocada para a Copa do Mundo

Atletismo

15/07/2019 11h36

Basquete

Seleção de basquete masculina convocada para a Copa do Mundo

Mundial será de 31 de agosto a 15 de setembro, na China. Grupo de 15 atletas tem média de idade de 29 anos. Adversários da primeira fase são Grécia, Nova Zelândia e Montenegro

O técnico Aleksandar Petrovic anunciou, nesta segunda-feira (15 de julho), a relação dos 15 atletas convocados para a Seleção adulta masculina de basquete que vai dar início à preparação para a disputa da Copa do Mundo da China, que será realizada de 31 de agosto a 15 de setembro.

tecnico_selecao.jpg
Para o técnico Petrovic, grupo de 15 atletas mistura experiência, talento e juventude. Foto: CBB

Com média de idade de 29 anos e média de altura de 1,98m, o grupo foi definido levando em conta três características importantes, segundo o treinador. "O primeiro é contar com jogadores experientes, que todos queriam ver atuando pela Seleção. O segundo é reúnir atletas que estão jogando na NBA: Caboclo e o Felício, que todos também têm vontade de ver. Já o terceiro é formado por dois jovens – Didi e Yago – que vieram bem nas Eliminatórias, que disputamos durante um ano e meio".

O Brasil tem pela frente uma missão complicada no Mundial. A equipe integra o Grupo F da competição, ao lado de Grécia, Nova Zelândia e Montenegro. A sede do grupo é na cidade chinesa de Nanquim. A estreia será em 31 de agosto, contra a Nova Zelândia. No dia 2 de setembro, o adversário será a Grécia. E, no dia 4 de setembro, time encerra a primeira fase diante de Montenegro.

De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro dos grupos, e os dois melhores avançam. Na segunda fase, os dois classificados no Grupo F irão formar o Grupo K, ao lado do primeiro e segundo colocados do Grupo E, que tem Estados Unidos, Japão, República Tcheca e Turquia.

Para o treinador da equipe nacional, todos os jogadores podem jogar em alto nível e representam uma mescla que ele julga essencial. "Por isso eu me sinto contente com os atletas convocados. Depois disso eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores do grupo final, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer", acrescentou Petrovic.

O ala Leandrinho, de 36 anos, segue como uma das referências de qualidade na Seleção. Foto: CBB

A apresentação está marcada para 25 de julho, em Anápolis (GO). De 26 de julho a 7 de agosto, a equipe treina na cidade goiana. Nos dia 8 e 10 de agosto, o Brasil enfrentará o Uruguai em dois amistosos. Na sequência, já com os 12 jogadores definidos, o grupo embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, o Brasil treina e joga um torneio na cidade francesa.

Em seguida, a Seleção segue viagem com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28 de agosto, o Brasil treina e disputa jogos preparatórios em Guangzhou, Wuhan e Liaoning, na China. Nos dias 29 e 30 de agosto, os comandados de Aleksandar Petrovic treinam na cidade chinesa Nanjing, concluindo a etapa de preparação.

"Estou satisfeito com a disposição dos jogadores para disputar a Copa do Mundo. O grupo conta com quase todos os atletas que eu almejava, então agora é fazer uma boa química e trabalhar os aspectos táticos, tanto defensivos quanto ofensivos. Acredito que depois de 35 dias de pré-temporada, iremos seguir preparados para fazer um belo campeonato", complementou o treinador.

Grupos do Mundial de Basquete da China

Ausência

O armador Raul Togni Neto, que acabou de assinar contrato com o Philadelphia 76ers, equipe da NBA (liga profissional norte-americana), será a única ausência do grupo. Em recuperação de um problema no tornozelo esquerdo, sofrido no final da última temporada, quando defendia o Utah Jazz, Raulzinho precisará de mais tempo para ficar apto a jogar.

"Estive em contato com a equipe de trabalho do Raul, que falou sobre a contusão e passou que ele precisaria de um tempo maior para ficar totalmente recuperado da lesão que sofreu no tornozelo esquerdo. Com esse panorama, o Raulzinho, infelizmente, não poderá integrar o grupo brasileiro nesse momento", explicou Carlos Vicente Andreoli, diretor médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Convocados
Alex Ribeiro Garcia (lateral) – 39 anos – 1m90 – Minas Tênis Clube – SP
Anderson França Varejão (pivô) 36 anos – 2m11 – CR Flamengo – ES
Augusto Cesar Lima Brito (pivô) – 27 anos – 2m08 – San Pablo Burgos (ESP) – RJ
Bruno Correa Fernandes Caboclo (lateral) – 23 anos – 2m06 – Memphis Grizzlies (EUA) – SP
Cristiano Silva Felício (pivô) – 27 anos – 2m08 – Chicago Bulls (EUA) – MG
Jhonatan Luz dos Santos – lateral – 32 anos – 1m96 – CR Flamengo – SP
Leandro Mateus Barbosa (lateral) – 36 nos – 1m92 – Minas Tênis Clube – SP
Lucas Dias Silva (ala/pivô) – 24 anos – 2m07 – Sesi Franca – SP
Marcelo Tieppo Huertas (armador) – 36 anos – 1m91 – SP
Marcos Henrique Louzada Silva (Didi) – ala/armador – 20 anos – 1m95 – New Orleans Pelicans (EUA) – SP
Marcus Vinicius Vieira de Sousa (lateral) – 35 anos – 2m07 – CR Flamengo – RJ
Rafael Freire Luz (armador) – 27 anos – 1m88 – MoraBanc Andorra (ESP) – SP
Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) – 33 anos – 2m08 – Sesi Franca – SP
Vitor Alves Benite (ala/armador) – 29 anos – 1m90 – San Pablo Burgos (ESP) – SP
Yago Mateus dos Santos (armador) – 20 anos – 1m78 – CA Paulistano – SP

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete