Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção brasileira de ginástica artística disputa competições na Alemanha

Ginastica artística

14/03/2019 15h19

Ginástica artística

Seleção brasileira de ginástica artística disputa competições na Alemanha

Em Stuttgart, equipes feminina e masculina se preparam para a DTB Pokal Team. Carolyne Pedro participará da Copa do Mundo All-Around

A ginástica artística brasileira cumprirá nesta semana mais uma etapa importante em sua preparação para a temporada 2019. O Brasil participará de duas competições em Stuttgart, na Alemanha, que coincidentemente será sede do Campeonato Mundial da modalidade, no próximo mês de outubro.

A partir desta sexta-feira (15), os times feminino e masculino participarão da DTB Pokal Team, evento que conta com a chancela da Federação Internacional de Ginástica (FIG). O torneio não conta pontos para o ranking que ajudará na classificação dos ginastas para a Olimpíada de Tóquio 2020.

#PraCegoVer: Fotografia mostra cinco atletas homens, em pé, e cinco atletas mulheres, à frente deles, ajoelhadas.
Foto: CBG/Divulgação

Já no domingo (17), será realizada a etapa da Copa do Mundo All-Around (individual geral), esta sim contando pontos para o ranking olímpico. O Brasil será representado na competição pela ginasta Carolyne Pedro.

A importância da competição em Stuttgart para a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) no planejamento da temporada é muito grande. A equipe masculina conta com a participação de três ginastas que estiveram no Mundial de Doha, no ano passado: Arthur Zanetti, Francisco Barreto Júnior e Caio Souza.

A equipe feminina é praticamente a mesma que participou do Mundial, com Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thais Fidélis. "Este é o primeiro evento por equipes do ano e utilizaremos como preparação da seleção visando o Campeonato Mundial, que também é pré-olímpico, e que será também em Stuttgart", afirmou Francisco Porath Neto, um dos treinadores da Seleção Brasileira feminina.

"Teremos a primeira preparação para o Mundial e, além disso, será uma oportunidade para jovens ginastas poderem disputar uma competição desse nível, já visando a composição de um grupo maior de atletas para os Jogos Olímpicos de 2020", disse Marcos Goto, um dos treinadores da Seleção masculina.

O treino de pódio e a definição da lista de partida da DTB Pokal Team serão nesta quinta-feira (14), enquanto o treinamento de pódio da Copa do Mundo será no sábado (16).

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)