Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Segura o italiano! Zanardi chega na frente em mais uma prova de velocidade no Rio

Ciclismo paralímpico

14/09/2016 23h30

Ciclismo de estrada

Segura o italiano! Zanardi chega na frente em mais uma prova de velocidade no Rio

Ex-piloto de Fórmula Indy e F-1 foi o campeão da prova de contrarrelógio H5 dos Jogos Paralímpicos no Rio, cidade que ficou marcada como o local de sua primeira pole position

Um mito da velocidade começou a escrever nesta quarta-feira (14.09) mais um capítulo de sua história. Em sua segunda participação em Paralimpíadas, o italiano Alessandro Zanardi conquistou a medalha de ouro da prova de contrarrelógio do ciclismo de estrada, classe H5. E, assim como foi em Londres-2012, o ouro está intimamente ligado ao automobilismo.

Zanardi larga para conquistar o ouro: italiano perdeu as duas pernas em um acidente durante prova da Fórmula Indy. Foto: André Motta/ brasil2016.gov.br

Na Inglaterra, a prova foi disputada na pista do autódromo de Brands Hatch, onde Zanardi havia pilotado carros de corrida anos antes do grave acidente que o fez perder as duas pernas em uma corrida de Fórmula Indy, em 2001, na Alemanha. Como a competição está em seu sangue, ele reinventou sua carreira e, com sua nova condição física, adaptou-se às handbikes (bicicletas de mão) e investiu no esporte paralímpico.

» Leia também: com o bronze de Lauro Chaman no ciclismo, Brasil alcança medalhas em sete esportes diferentes

Desta vez, o ouro também veio em um local relacionado aos motores: ele fez sua primeira pole position da carreira no Autódromo de Jacarepaguá, circuito que deu lugar à construção do Parque Olímpico da Barra, principal local de competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Mesmo não competindo no Parque Olímpico - a prova de contrarrelógio foi no Pontal, no Recreio dos Bandeirantes -, Zanardi sentiu que a história estava a seu favor. "Onde hoje vocês têm o Parque Olímpico, naquele terreno tinha um circuito da Fórmula Indy, no qual consegui minha primeira pole position. Quando disseram que o parque seria lá, eu disse: 'nossa, sempre amei aquele lugar. Sempre fui rápido, mas por algum motivo nunca consegui vencer uma prova. Então talvez seja hora de voltar ao Rio e ganhar alguma coisa'. Foi assim que aconteceu. Para um cara romântico como eu, é muito especial", declarou o italiano.

Além da pole em Jacarépaguá, o Brasil sempre teve a admiração do campeão paralímpico por conta do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna. "Ele sempre foi minha inspiração. Tive o privilégio de correr com ele, porque ele sempre estava lá na frente, e eu atrás. Isso começou minha relação com o Brasil", disse.

zanardi760.jpg
Foto: André Motta/ brasil2016.gov.br

Segura o italiano!

Esta é a sua quarta medalha paralímpica - em Londres-2012, ele havia obtido dois ouros e uma prata. A coleção pode ser aumentada nesta quinta, pois Zanardi volta ao Pontal para a corrida do ciclismo de estrada H5. "Também posso ir bem nessa outra prova, então me desejem sorte", falou, antes de lembrar um bordão do locutor esportivo Teo José. "Quando eu corria na Indy, toda vez eu tinha problemas com o carro e tinha que recuperar posições, o narrador brasileiro dizia, de uma forma bem legal: SEGURA O ITALIANO! Espero que isso aconteça antes do fim da prova de amanhã", finalizou.

Galeria de fotos (disponíveis para uso editorial gratuito, desde que creditadas para André Motta/ brasil2016.gov.br)

Ciclismo Contrarrelógio - Jogos Paralímpicos Rio 2016 - 14.09.16

Abelardo Mendes Jr e Rodrigo Vasconcelos - brasil2016.gov.br