Você está aqui: Página Inicial / Notícias / São Paulo recebe primeiro evento classificatório para o Pan de Lima no hipismo adestramento

Hipismo

15/03/2019 12h02

Hipismo

São Paulo recebe primeiro evento classificatório para o Pan de Lima no hipismo adestramento

Candidatos à equipe do Time Brasil disputam o primeiro Internacional na Sociedade Hípica Paulista

O primeiro semestre será movimentado para o adestramento de hipismo nacional. Serão disputados quatro eventos classificatórios para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, que por sua vez garantem vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A primeira seletiva será disputada neste final de semana na Sociedade Hípica Paulista, quando os principais atletas nacionais encaram o primeiro concurso Internacional e Nacional.

Foto: Divulgação/CBH

A equipe brasileira no Pan contará com quatro conjuntos e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix) e as outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I). João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN, dono do melhor resultado do Time Brasil, medalha de ouro em novembro de 2018 na Argentina, conquistando a vaga no Pan 2019, já está pré-qualificado para a competição, mas deve se apresentar nas classificatórias para avaliação de sua forma perto da data dos Jogos.

Na qualificativa do Pan, o índice desejado pela comissão técnica a ser atingido pelos conjuntos é de 69% para Small Tour (reprises São Jorge e Intermediate I) indistintamente e 68% para Big Tour (reprise Grand Prix). O segundo Internacional e Nacional será disputado entre os dias 19 e 21 de abril.

No primeiro Internacional entram no picadeiro de olho em uma vaga no Pan: João Victor Oliva / Biso das Lezirias, Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga, Mauro Pereira da Silva / Don Enrico AMM, Micheline Schulze / Matisse, Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS, Teresa Almeida / Xaparro do Vouga, Victor Trielli Avila / Corsario IGS e Bruno Belissimo, Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI todos competindo na Small Tour e na Big Tour, Leandro Aparecido da Silva / Dicaprio, Micheline Ivette Schulze / Bretina Comando SN e Pedro Tavares de Almeida / Aoleo.

Vagas olímpicas
Durante os Jogos Pan-Americanos o Time Brasil vai enviar atletas de Adestramento, Salto e Concurso Completo para buscar vaga para o país nos Jogos Olímpicos. No Adestramento habilitam-se para Tóquio 2020 os dois países melhores colocados, ou seja, a equipe qualifica o país para os Jogos. Vale lembrar que, pela primeira vez no hipismo em Jogos Olímpicos, as equipes serão formadas por apenas três integrantes (antes eram quatro).

Os seis melhores nos Jogos Equestres Mundiais 2018 já garantiram vaga olímpica, entre os quais, um país candidato a medalha no Pan 2019: os Estados Unidos, que ficou com a medalha de prata na competição. Dessa forma, caso a equipe norte-americana seja ouro ou prata em Lima 2019, abre-se mais uma vaga. Para o Brasil, que em novembro de 2018 garantiu sua vaga no Pan 2019 com a medalha de ouro em Internacional na Argentina, sem dúvida, a qualificação olímpica é o grande desafio, além, é claro, de medalhas individuais.

Histórico do adestramento brasileiro em Pan-americanos
O adestramento brasileiro detém até hoje quatro medalhas de bronze por equipes em Jogos Pan-Americanos: no México 1975, Caracas 1983, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015, além de um bronze individual conquistado por Orlando Facada montando Premiado em Caracas.

Fonte: Confederação Brasileira de Hipismo