Você está aqui: Página Inicial / Notícias / São Paulo recebe o Mundial de Skate na modalidade Street

Atletismo

17/09/2019 15h27

Skate

São Paulo recebe o Mundial de Skate na modalidade Street

Competição de 18 a 22 de setembro tem somatório recorde de pontos para o ranking que define os atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020

O Mundial de Street de Skate, etapa final da Street League Skateboarding (SLS), será realizado no Parque do Anhembi, em São Paulo, de 18 a 22 de setembro. Trata-se da mais importante competição do calendário 2019 da modalidade, que estreia nos Jogos Olímpicos em 2020.

O evento reunirá as maiores estrelas do skate Street, que tem na lista muitos nomes brasileiros. Quem sair de São Paulo campeão vai somar 80 mil pontos no ranking. Uma pontuação recorde para os que buscam uma vaga para disputar a primeira edição da modalidade em Olimpíadas. Além dos pontos no ranking, homens e mulheres estarão em busca do título mundial do skate street.

Kelvin Hoefler durante a etapa da SLS no Rio de Janeiro, no início do ano. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

São esperados em torno de 70 atletas, entre homens e mulheres, que disputarão as provas em uma pista inédita, como é costume na SLS, construída especificamente para a competição.

Kelvin Hoefler, segundo colocado no Mundial do Rio, em janeiro, e integrante da seleção rumo a Tóquio 2020, tem no currículo cinco títulos mundiais, uma vitória no Super Crown 2015, antiga etapa final da SLS, e ouro nos X Games de Minneapolis/2017 e de Oslo/2018. Integrante do Guinness em 2017 como o atleta com mais títulos de skate street, Kelvin já confirmou presença na etapa paulista.

"Acredito que a torcida paulista e os amantes do skate vão vir em peso, assim como foi no Rio. Isso vai nos ajudar ainda mais a colocar o skate no pé"
Kelvin Hoefler

"Disputei a final da SLS, em janeiro, no Rio, e agora teremos mais uma etapa no Brasil. Isso é muito bom para o skate nacional. Fico feliz de disputar competições tão importantes no meu país. Acredito que a torcida paulista e os amantes do skate vão vir em peso, assim como foi no Rio. Isso vai nos ajudar ainda mais a colocar o skate no pé. É um evento de muita importância e espero fazer o melhor. Estou focado e treinando muito", disse Kelvin.

Outros nomes de peso que estarão em São Paulo são as brasileiras Pamela Rosa, Letícia Bufoni e Rayssa Leal, a estrela de apenas 11 anos. Entre as estrangeiras, destaque para a australiana Hayley Wilson, a japonesa Aoki Nishimura, a americana Alana Smith e a holandesa Candy Jacobs. Na lista masculina, além dos brasileiros Kelvin e Felipe Gustavo, destaque também para o único português a vencer o tradicional torneio de Tampa e a chegar à SLS, Gustavo Ribeiro. E, claro, o maior campeão da SLS, o americano Nyjah Huston que também é aguardado por aqui.

Escolha dos atletas

Os 20 melhores do atual ranking mundial da World Skate têm vaga garantida na competição. Os quatro primeiros entram direto na semifinal. Do quinto ao vigésimo começam nas quartas de final. Além desse grupo que tem vaga garantida, as confederações podem indicar atletas e a própria World Skate também convida skatistas. Em ambos os casos, os competidores entram na fase classificatória.

A Confederação Brasileira de Skate indica atletas com base em dois critérios: presença na seleção e classificação no ranking brasileiro de 2018 - estabelecido a partir do circuito nacional profissional feminino e masculino de Street (Oi STU).

Fonte: Confederação Brasileira de Skate