Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio de Janeiro recebe na próxima semana a Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Tiro esportivo

21/08/2019 17h41

Vale vaga olímpica

Rio de Janeiro recebe na próxima semana a Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Competição será realizada entre os dias 27 e 2 de setembro no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, e terá 16 vagas olímpicas em disputa

O Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, no Rio de Janeiro, receberá mais uma edição da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro, com chegada das delegações no dia 26 de agosto e partida no dia 3 de setembro. Aproximadamente 550 atletas de cerca de 70 países participarão da competição, que oferecerá 16 vagas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no Japão.

A Copa do Mundo, que será realizada sob a chancela da ISSF (International Shooting Sports Federation), terá dez provas, divididas entre cinco de Carabina e cinco de Pistola. As disputas incluem quatro provas masculinas, quatro femininas e duas mistas, e serão realizadas nos estandes de 10m (ar comprimido), 25m (Pistola) e 50m (Carabina) nas fases de eliminação e qualificação. Os oito melhores classificados na qualificatória disputarão a fase decisiva no estande de finais.

São exatamente nas oito provas individuais que as disputas serão mais acirradas. Carimbarão o passaporte para Tóquio os medalhistas de ouro e prata das seguintes disputas:

Carabina de Ar Masculino
Carabina de Ar Feminino
Carabina 3 posições Masculino
Carabina 3 Posições Feminino
Pistola de Ar Masculino
Pistola de Ar Feminino
Pistola de Tiro Rápido
Pistola 25 metros Feminino

"Nossa expectativa para a competição é a melhor possível, receber os melhores atletas do mundo no nosso esporte aqui na nossa casa é uma grande honra e responsabilidade. Trabalhamos duro há mais de um ano para poder proporcionar uma Copa do Mundo de alto nível a todos os envolvidos. As vagas para Tóquio estão em aberto e será bonito acompanhar essa disputa. As provas prometem e tenho certeza que deixaremos um legado importante, assim como foi na Rio 2016", afirmou o coronel Ericson Andreatta, gerente de competição da Copa do Mundo no Rio.

julio_almeida_pan_pedroramos_duas.jpg
Júlio Almeida durante os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Fotos: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Destaques brasileiros

O posto de anfitrião não é nenhuma novidade para a delegação brasileira. Três anos após os Jogos Olímpicos Rio 2016, os atletas chegam na Copa do Mundo de olho nas vagas olímpicas. Além da presença confirmada do medalhista olímpico Felipe Wu, prata na Pistola de ar 10m em 2016, um dos principais nomes do time brasileiro é o carioca Julio Almeida. Campeão Mundial em 2018, ele falou sobre as expectativas para a competição e a vaga em Tóquio, que bateu na trave nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no início de agosto.

"A minha expectativa é fazer uma prova bem melhor do que a que fiz em Lima e me classificar para a final. E quando chegar a hora, tenho manter a calma para conseguir uma boa classificação e a vaga para Tóquio. Meus treinos estavam muito bons antes do Pan. Fiquei um pouco desanimado com o resultado de lá, mas nesta semana já voltei a disparar bem novamente e estou otimista. Esta Copa é a última chance de conquistar uma vaga direta. Caso nenhum brasileiro se classifique para Tóquio, ainda há uma possibilidade de se classificar ano que vem pelo ranking mundial", explicou o atleta.

Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Data: 27 de agosto a 2 de setembro
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo - Av. Brasil, 26.196 (próximo ao entroncamento da Via Transolímpica), no Rio de Janeiro
Competições a partir de 9h
Site oficial: www.wcbra2019.com.br

Fonte: Comitê Organizador da Copa do Mundo de Tiro Esportivo