Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Recorde mundial marca início do Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Atletismo paralímpico

28/09/2018 16h32

Atletismo

Recorde mundial marca início do Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Elizabeth Gomes atinge marca histórica no arremesso de peso da Classe F52. Competição reúne 522 atletas de 23 estados mais o DF no CT Paralímpico de São Paulo

Um recorde mundial foi registrado logo no primeiro período de atividades do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, em São Paulo. Elizabeth Gomes atingiu a marca de 8,09 no arremesso de peso da classe F52 e superou a marca anterior, de 7,72m, que era dela própria. Ainda neste ano, a atleta já quebrou os recordes mundiais do disco (16,44m) em duas ocasiões e do dardo (14,16m), todos na classe F52, para atleta que competem em cadeira de rodas.

Elizabeth durante a prova do arremesso de peso. Foto: CPB

"Estou muito feliz com o novo recorde. Bater o recorde e ainda me consagrar campeã brasileira é uma honra"
Elizabeth Gomes

Ao todo, o evento registrou 11 recordes batidos pela manhã: seis novas marcas brasileiras, quatro das Américas e a mundial cravada por Elizabeth. A competição segue até domingo, 30.09, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 522 atletas estão inscritos, de 23 Estados mais o Distrito Federal.

"Estou muito feliz com o novo recorde. Tenho treinado muito na minha cidade e nas vezes que venho ao CT Paralímpico. Bater o recorde e ainda me consagrar campeã brasileira no primeiro evento é uma honra", comentou Elizabeth, após a conquista. A atleta ainda disputa as provas de lançamento de dardo e de disco. "Eu quero muito continuar melhorando, com a certeza de que os treinos estão trazendo resultado para ir preparada para Tóquio 2020".

O evento conta, ainda, com outras estrelas da modalidade, como o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m na classe T47 (amputados de membros superiores) nos Jogos Rio 2016, o alagoano Yohansson do Nascimento, campeão paralímpico nos 200m em Londres 2012 na mesma classe, estarão em ação.

O Brasileiro de Atletismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e terá transmissão ao vivo pelos canal Sportv3 no sábado, a partir das 10h30. Esta é a terceira e última etapa do ano (sendo as duas anteriores conhecidas como Circuito Loterias Caixa de Atletismo), e o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro