Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primeiras medalhas da Copa do Mundo de Tiro sairão neste sábado. Felipe Wu é esperança brasileira

Tiro esportivo

16/04/2016 00h10

Evento-teste

Primeiras medalhas da Copa do Mundo de Tiro sairão neste sábado. Felipe Wu é esperança brasileira

Finais das provas de pistola de ar 10m (masculino) e carabina de ar 10m e fossa olímpica (feminino) estão marcadas para o período da tarde no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro

As primeiras medalhas da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Tiro Esportivo sairão neste sábado (15.04). Os vencedores dos eventos de carabina de ar 10m e fossa olímpica (ambos do feminino) e da pistola de ar 10m (masculino) são as atrações da competição que está sendo realizada no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE), no Parque Olímpico de Deodoro. O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) e Comitê Rio 2016, é o maior evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, com quase 700 competidores. Estão sendo avaliados o sistema de resultado, a logística de competição, aspectos de arquitetura e engenharia da instalação, a segurança e a apresentação das provas, com locutores e música ambiente.

Atletas de vários países treinam para a prova de pistola de ar 10m, no Centro Nacional de Tiro Esportivo. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

O foco principal do dia estará voltado para o brasileiro Felipe Wu, atual número um do ranking da pistola de ar 10m. Ele foi o vencedor da etapa da Tailândia da Copa do Mundo no mês passado. Em 2015, já havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e, com isso, obteve a vaga para a participação nas Olímpiadas.

Felipe Wu. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Bastante assediado pelos convidados durante os intervalos de treino nesta sexta-feira (15.06) - não há venda de ingressos e a presença de público é restrita a associados da CBTE -, Felipe já está se acostumando com o reconhecimento. "Embora seja um pouco complicado em eventos como esse, por conta dos treinos e da competição, isso é uma das coisas boas da vida de atleta. Acho que sempre dá para gerenciar e harmonizar tudo", disse o atirador.

Entre 12h e 13h15 os atiradores terão como alvo a classificação para a final, que será às 16h15. Julio Almeida, Berton Rezende, Stenio Yamamoto e Claudinei Pacheco completam o esquadrão brasileiro na lista de inscritos para a prova desta sexta.

julio_almeida_Shooting_WorldCup__017_JulioAlmeida_4688_2016_MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Julio Almeida confirmou a vaga olímpica. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

Almeida ainda tem chances de conquistar a vaga olímpica. Ele disputa com Bruno Heck (carabina) a possibilidade de voltar ao estande em agosto, desta vez para os Jogos Rio 2016. Os pontos do torneio se somarão aos já conquistados por eles em campeonatos anteriores e um dos dois será indicado pela CBTE.

Além de Wu, os brasileiros já classificados para as Olimpíadas são Cassio Rippel (carabina deitado), Daniela Carraro (tiro ao prato), Janice Teixeira (tiro ao prato), Renato Portella (tiro ao prato), Roberto Schmits (tiro ao prato), Emerson Duarte (pistola) e Rosane Budag (carabina).

» Espanhol e tcheco acertam 100% dos tiros no primeiro dia da fossa olímpica

 

Instalação esportiva de ponta

Com 50 mil metros quadrados e estandes para todas as modalidades dos programas olímpico e paralímpico, o Centro Nacional de Tiro Esportivo passou por reforma e ampliação para 2016, com investimento federal de R$ 38,3 milhões.

Felipe Wu elogiou a estrutura, mas ressaltou que sentiu falta de poder treinar anteriormente no local. "O Centro é excelente para competição e treinamento. Pena que não pudemos treinar aqui antes, pois ficou pronto só agora. Espero que tudo isso funcione como legado dos Jogos Olímpicos para os atletas do tiro brasileiro, que carecem de bons locais para competições e treinos", acrescentou. "Além de querer um bom resultado nesta etapa da Copa do Mundo, o mais importante para todos nós aqui é realmente conhecer o local em que será disputada a Olimpíada", finalizou Felipe, que é um dos 282 atletas olímpicos do Brasil contemplados com o Bolsa Atleta, do Governo Federal.

durval_balen_Shooting_WorldCup__006__4561_2016_MiriamJeske_HeusiAction.jpg
Durval Balen, presidente da CBTE. Foto: Miriam Jeske/ brasil2016.gov.br

"O Centro Nacional, como um conjunto das 15 modalidades olímpicas, é hoje o maior e mais bem equipado local de todas as Américas para a prática de tiro esportivo", afirmou o presidente da CBTE, Durval Balen. "Ele foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e reformado agora para os Jogos Olímpicos. Encontramos problemas durante a obra - o que é natural -, mas a grande maioria deles já foram corrigidos. Em relação ao complexo de tiro de 2007, por exemplo, os muros, os anteparos e máquinas das pedanas de tiro ao prato foram adaptados", explicou.

"Os atletas com quem conversei foram unânimes em dizer que o campo de tiro e o desenvolvimento da atividade esportiva estão muito bons", disse Balen. O dirigente relatou problemas de internet no primeiro dia de treinos (quinta-feira) e com a preparação do estande de disputa das finais, o que acabou ocasionando o cancelamento da cerimônia de abertura da Copa do Mundo.

 

» Confira a programação completa das competições no site da Federação Internacional de Tiro Esportivo


Provas em disputa neste sábado na etapa carioca da Copa do Mundo de Tiro Esportivo

Masculino
Pistola de ar 10m (das 12h às 16h15)
Tiro ao prato - fossa olímpica (das 9h às 11h30)

Feminino
Carabina de ar 10m (das 8h30 às 12h30)
Tiro ao prato - fossa olímpica (das 11h às 14h)


Copa do Mundo de Tiro Esportivo

15 a 24 de abril de 2016, no Centro Nacional de Tiro Esportivo
Av. Brasil, 26.196, Vila Militar de Deodoro, em frente à Arena da Juventude
Não haverá venda de ingressos e a presença de público será restrita a convidados e associados da CBTE

Abelardo Mendes Jr - brasil2016.gov.br