Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitura do Rio detalha alterações no evento-teste do ciclismo de estrada

Ciclismo velocidade

10/08/2015 20h26

Mudanças

Prefeitura do Rio detalha alterações no evento-teste do ciclismo de estrada

Prova teve largada adiantada em uma hora e será finalizada em São Conrado, não mais em Copacabana. Evento será no próximo domingo

eventos_teste_banner_1130x100.png

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou na tarde desta segunda-feira (10.08) que o evento-teste do ciclismo de estrada, marcado para o próximo domingo (16.08), sofreu alterações. Por causa das manifestações previstas para o mesmo dia, a prova teve a largada adiantada em 1h, das 9h30 para as 8h30, e a chegada passou de Copacabana para São Conrado.

Ciclismoestradalondres2012Getty.jpg
Imagem da prova do ciclismo de estrada na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres. Foto: Getty Images

O quinto evento-teste da programação de 2015, segundo o secretário de Transportes da prefeitura do Rio, Rafael Picciani, será o mais complexo em termos de logística. A prova é aberta ao público e passará por toda a orla da cidade, demandando diversos bloqueios e alterações no trânsito.

“É o maior desafio que nós teremos em função do tamanho do percurso e das interferências no dia a dia dos moradores. Será também a maior dificuldade de operações para o ano que vem, já que a prova será realizada nos dois dias seguintes à cerimônia de abertura”, avaliou Picciani, confirmando que as mudanças foram feitas para escapar das manifestações previstas para a cidade. “Temos o dever de respeitar esse direito da sociedade. Tentamos enquadrar o evento para não sofrer prejuízos e para que nós não interferíssemos na manifestação.”

O evento-teste contará com a presença de 100 atletas de 20 países e vai percorrer 165km. Nos Jogos Olímpicos, a prova será disputada no mesmo percurso, mas a chegada será em Copacabana e terá um total de 250km. “O grande objetivo é ajustar questões operacionais, alinhar interface de trabalho entre agentes públicos e provar que o trajeto se adequa às necessidades esportivas”, afirmou o secretário.

A prova tem largada às 8h30, na altura do Posto 5 de Copacabana, segue por toda a orla até Guaratiba, onde os atletas dão duas voltas, retornam pelo mesmo trajeto e cruzam a linha de chegada em São Conrado. Joaquim Diniz, diretor de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), informou que a disputa termina por volta de 12h40. A estimativa é de que os bloqueios feitos para os atletas sejam totalmente retirados até 13h20.

“A orla do Rio de Janeiro estará toda comprometida com a prova de ciclismo. Vamos solicitar que a população não vá à praia de carro. Os bloqueios vão de Copacabana até Guaratiba”, detalhou Diniz, informando que os trechos mais críticos serão o Elevado do Joá, Barrinha, Rua Pacheco Leão, Jardim Oceânico e Marquês de São Vicente.

A operação do evento-teste vai mobilizar um total de 580 agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal, além de 31 painéis de mensagens variáveis, 40 veículos operacionais, 85 motocicletas e 18 reboques. A montagem das grades ao longo do percurso começou nesta segunda-feira e as proibições de estacionamento no trajeto terão início na quinta (13.08). Na madrugada de sábado (15.08) para domingo os bloqueios para os veículos começarão a ser montados.

“Todos os moradores das áreas da prova e aqueles que tenham interesse no evento estarão de alguma forma impactados. É uma oportunidade de o cidadão desfrutar de uma prova com características olímpicas e de forma gratuita, na porta de casa”, declarou Rafael Picciani, avisando ainda que as linhas de ônibus que passam pelo trajeto terão alterações. “A Rio Ônibus fará o aviso ao longo de toda a semana e uma divulgação será feita por panfletos sobre quais serão as mudanças”, acrescentou o secretário.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br