Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pré-Olímpico de vôlei de praia reserva duas vagas por gênero para Tóquio

Volei

17/09/2019 15h55

Vôlei

Pré-Olímpico de vôlei de praia reserva duas vagas por gênero para Tóquio

Competição será disputada em Haiyang, na China. Brasil será representado por Ângela/Carol Horta no feminino e por André/George, no masculino

O vôlei de praia estreou em Jogos Olímpicos em Atlanta (EUA), em 1996. De lá para cá, a modalidade esteve em todas as edições com o Brasil entre os protagonistas. Para Tóquio 2020, pela primeira vez na história, será realizado um torneio Pré-Olímpico. A competição tem início nesta quarta-feira (18.09), em Haiyang, na China. O Brasil, que tem 13 medalhas (três de ouro, sete de prata e três de bronze), participa da competição com Ângela/Carol Horta (DF/CE), no feminino, e André/George (Es/PB), no masculino.

Pelo regulamento, serão duas vagas olímpicas por gênero, e participam 16 parcerias, 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019, mais um representante do país sede do pré-olímpico.

Ângela e Carol Horta serão as representantes brasileiras no Pré-Olímpico. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

O formato de disputa será diferente de outras competições do Circuito Mundial. Na primeira fase serão quatro grupos com quatro duplas em cada, os três melhores avançam para a etapa seguinte. Na segunda fase serão quatro grupos com três duplas, os dois melhores seguem no torneio, quando dois grupos com quatro duplas serão formados. Nesta etapa passam dois em cada chave. O primeiro lugar de um grupo enfrenta o segundo do outro e o vencedor de cada um destes duelos garante a vaga em Tóquio.

No torneio feminino, Ângela e Carol estão no Grupo B junto, com Menegatti/Orsi-Toth (ITA), Liliana/Elsa (ESP) e Ishii/Murakani (JAP). A dupla, que recentemente levou o bronze nos jogos Pan-Americanos em Lima, disputou dois torneios na China nesta temporada e ficou com a prata em ambos.

"Ficamos bem felizes quando soubemos que representaríamos o Brasil neste pré-olímpico. É um torneio diferente, estamos bem motivadas e focadas. Já jogamos duas etapas na China neste ano e conseguimos duas medalhas. É um lugar que nos traz sorte. Espero que desta vez não seja diferente. Vamos fazer o nosso melhor por lá e tentar garantir essa vaga para o nosso país", disse Carol Horta.

Entre os homens, os campeões do Superpraia 2019, André e George, serão os representantes brasileiros. Eles estão no grupo A ao lado de P. Gao/Y. Li (CHN), Nicolai/Lupo (ITA) e Gerson/Heidrich (SUI). "Este torneio é bastante diferente. É a primeira vez neste formato. Para a nossa dupla acredito que será uma experiência boa. Será um evento com as melhores duplas do mundo e ainda valendo vaga nos Jogos Olímpicos para o nosso país. Estamos animados em jogar este campeonato, sabemos da importância do evento", comentou André.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei