Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Portugal e Espanha fincam pés no mapa de medalhistas do Mundial de Tênis de Mesa

Tenis de mesa

26/04/2019 06h58

Budapeste 2019

Portugal e Espanha fincam pés no mapa de medalhistas do Mundial de Tênis de Mesa

No mesmo dia, atletas dos dois países passaram às semifinais de duplas masculinas e vão figurar no pódio do torneio pela primeira vez na história

Mundial de Tênis de Mesa 2019

A Península Ibérica resolveu fazer uma incursão simultânea no Clube VIP de nações medalhistas em campeonatos mundiais de tênis de mesa. No mesmo dia, atletas de Espanha e Portugal garantiram uma vaga na semifinal de duplas masculinas do torneio disputado em Budapeste, na Hungria, e asseguraram pelo menos a medalha de bronze. Como o confronto por uma vaga na decisão será entre as duas equipes, nesta sexta, uma delas terá pelo menos uma prata dessa experiência. A outra ficará com o bronze, já que não há disputa de terceiro lugar no campeonato mundial.

Os dois jogos que definiram o resultado foram agendados simultaneamente, mas Tiago Apolonia (54º) e João Monteiro (173º), de Portugal, acabaram beneficiados por um W.O. A dupla que jogaria contra eles, formada pelos fortes alemães Timo Boll e Patrick Franziska, não compareceu. Timo Boll, que estava classificado também para as oitavas de final do torneio individual, desistiu da competição porque ficou doente, com febre alta, em Budapeste.

O espanhol Robles e o romeno Ionescu: menos de um ano jogando juntos e uma medalha garantida no Mundial. Foto: ITTF

"Estou muito contente com esta passagem à semifinal. É mais um marco histórico para Portugal. É a primeira medalha que conquistamos num Mundial adulto. Temos feito uma grande competição, desde o primeiro jogo exibimos um nível muito alto", afirmou Apolónia. "Estamos muito contentes. Fez-se mais uma vez história no tênis de mesa português. A primeira medalha conquistada num Mundial!", completou João Monteiro.

😍¡¡ROBLES E IONESCU SON SEMIFINALISTAS!!😍

🇪🇸 logra su primera 🏅 en el Campeonato del Mundo Absoluto. ¡Enorme torneo de Álvaro @robles_4!

🇪🇸Robles-🇷🇴Ionescu 4-0 🇸🇪Falck-🇸🇪Karlsson pic.twitter.com/X5b4OmTaXy

— RFETM (@rfetm_tenismesa) 25 de abril de 2019

Na outra chave, a dupla do espanhol Alvaro Robles (51º), que faz parceria há menos de um ano com o romeno Ovidiu Ionesco (39º), superou o time sueco, composto por Mattias Falck, top 15 do mundo e um dos classificados para as quartas de final individual masculina, e Kristian Karlsson, 32º do ranking. Robles e Ionescu venceram por 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/7, 13/11 e 11/9. Os pulos e abraços dos dois na comemoração ficaram registrados como um dos momentos mais marcantes do evento de 2019.

"Isso é muito emocionante. Conseguir a primeira medalha em Mundial na história do tênis de mesa espanhol é incrível", afirmou Robles. "Joguei pela primeira vez com o Ionescu no ano passado, no Aberto da China, e lá ficamos em segundo. Temos seguido melhorando. Nosso objetivo aqui era estar entre oito melhores e já garantimos medalha", celebrou. Robles ressaltou que os 4 x 0 não foram retrato da dificuldade encontrada ao longo da partida de quartas de final.

WhatsAppImage20190426at06.33.37.jpeg
Timo Boll, que jogaria ao lado de Patrick Franziska contra os portugueses Apolónia e João Monteiro, desistiu do evento, com febre alta. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

"O placar certamente não reflete a igualdade do jogo, que foi muito parelho", disse. "Eles estavam concentrando o jogo no meu backhand, tentando atacar forte, mas mantivemos nossa tática. Estudamos o jogo deles detalhadamente e estávamos preparados", seguiu Robles. Na bela campanha na Hungria, eles já haviam eliminado os russos Vildan Gadiev e Kirill Skachkov (4 a 0), os italianos Mihai Bobocica e Niagol Stoyanov (4 a 1) e a parceria mista entre o inglês Liam Pitchford e o dinamarquês Jonathan Groth (4 a 1)

"É impressionante esse resultado porque nessa época, ano passado, nós não estávamos nem jogando juntos. E agora, dez meses depois, nós já derrotamos a dupla considerada a melhor do mundo, com os chineses Ma Long e Xu Xin (no Aberto da China de 2018), e agora garantimos uma medalha em Mundial. É um sonho que se torna realidade", disse Ionescu.

A outra semifinal do torneio de duplas será um encontro entre duplas chinesas. Uma formada pelo bicampeão mundial e ouro nos Jogos Olímpicos Ma Longe e a jovem revelação Wang Chuqin, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018. Do outro lado, Liang Jingkun, número nove do mundo, que eliminou na competição individual o número um do mundo, Fan Zhendong, joga ao lado de Lin Gaoyuan, número três do ranking da ITTF.

Galeria de fotos (imagens disponíveis para download em alta resolução e uso editorial gratuito. Crédito: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Mundial de Tênis de Mesa 2019

Gustavo Cunha, de Budapeste, na Hungria - rededoesporte.gov.br