Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piscina do pentatlo moderno é inaugurada. Integração entre educação e esporte é destacada por ministros

Pentatlo moderno

10/03/2016 22h33

Governo federal

Piscina do pentatlo moderno é inaugurada. Integração entre educação e esporte é destacada por ministros

Instalação já recebe o evento-teste da modalidade. Ministros Mercadante e Hilton falaram sobre legado e protagonismo
1 | 5
Foto: Francisco Medeiros/ Ministério do Esporte
2 | 5
Parque Aquático do Pentatlo Moderno, em Deodoro. Foto: Andrea Cordeiro/ Ministério do Esporte
3 | 5
Parque Aquático do Pentatlo Moderno, em Deodoro. Foto: Andrea Cordeiro/ Ministério do Esporte
4 | 5
Parque Aquático do Pentatlo Moderno, em Deodoro. Foto: Andrea Cordeiro/ Ministério do Esporte
5 | 5
Parque Aquático do Pentatlo Moderno, em Deodoro. Foto: Andrea Cordeiro/ Ministério do Esporte
AqZkmNFZrRYCG8poVoaZr2Ej5jo5ttSpAEepcq9Fjbgg.jpg
AhE4pK3_vAt9NiF96oTRtryZ-pfiUuBWRbjvzPA6x7LX.jpg
AoNXVqBZ4xSYVJEoKlpkudO5sAO-hYn7OV50HubU-V_l.jpg
AqDxw4SC6iiE5NHAUzp16cCaBX0lCd8oiGE12YZDjpFJ.jpg
Ag6OoPVorJHmPpL1L508jiIBhuJsIVF0qE9YqQBAab2J.jpg

A piscina que receberá as provas de natação do pentatlo moderno durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi inaugurada nesta quinta-feira (10.03), em cerimônia com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Esporte, George Hilton, e com o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman. A estrutura integra o Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e já está sendo usada pelos 180 atletas, de 40 países, que participam da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, evento-teste da modalidade para as Olimpíadas que teve início nesta quinta e segue até segunda-feira (14.03).

O Centro Aquático do Pentatlo Moderno foi construído com recursos federais para os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Agora, o espaço recebeu reformas e ampliações para as competições olímpicas, com investimentos de R$ 4,4 milhões do Ministério do Esporte.

Parque Aquático do Pentatlo Moderno, em Deodoro. Foto: Andrea Cordeiro/ Ministério do Esporte

O presidente da Federação Internacional de Pentatlo Moderno, Klaus Schormann, afirmou que os pedidos da entidade foram atendidos. "Vir a esta celebração é um momento muito especial para mim. Eu estive aqui nos Jogos Pan-Americanos e nos Jogos Mundiais Militares. Eu posso dizer para vocês que tudo que foi prometido está sendo entregue", garantiu.

O presidente do COB comemorou a possibilidade de checar as estruturas com antecedência. "Nós estamos contentes com as entregas das instalações, com grande antecedência, já tivemos mais de trinta eventos-teste para os Jogos. Aqui em volta há várias instalações prontas", avaliou.

O pentatlo também será disputado na Arena da Juventude (palco dos duelos de esgrima) e no Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado – corrida e tiro), que também já foram entregues. A Copa do Mundo servirá para a avaliação do Centro Aquático e destas outras instalações.

Deodoro

Para o dirigente, as instalações olímpicas na Zona Oeste mudar a centralidade urbana do município. "Deodoro será uma área fundamental para o futuro. Tenham em mente que está sendo criado um novo pilar, uma outra área para a cidade, não apenas as praias", disse.

O Parque Olímpico de Deodoro foi construído na Vila Militar, que conta com R$ 825,4 milhões em investimentos do Ministério do Esporte para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O ministro George Hilton destacou a importância da parceria com as Forças Armadas, que contam com diversos atletas em seus quadros, como a medalhista de bronze em Londres 2012, Yane Marques, beneficiada com a Bolsa Pódio. "O legado aponta para uma participação mais efetiva das Forças Armadas com todas estas estruturas, tanto aqui em Deodoro, como no Cefan, na Escola Naval... Estamos criando uma relação mais estreita e esses equipamentos poderão ter uma gestão muito importante depois das Olimpíadas, o que permitirá que o nosso esporte tenha protagonismo nesta e nos Jogos futuros".

Para o ministro da Educação, o país está preparado para oferecer uma grande Olimpíada e Paralimpíada, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. "O Brasil está preparado para fazer os melhores Jogos da história. Nós fizemos a melhor Copa e foi reconhecido por todos que estiveram aqui. Nós estamos trabalhando para estar no pódio em muitas modalidades. Essa é mais uma obra e demonstra o esforço grande do Governo Federal para cumprir todas as nossas responsabilidades".

Reforma

O Centro Aquático – que após o Pan de 2007 passou a ser a sede de treinamentos e de competições nacionais e internacionais da modalidade – ganhou novo revestimento interno na piscina, além de um novo revestimento de toda a área externa. Os blocos de partida foram trocados por modelos novos e foram readequadas as instalações hidrossanitárias, de incêndio, elétricas e de gás.
Além disso, toda a estrutura física foi reforçada para acomodar a arquibancada temporária que será erguida para os Jogos. O Centro Aquático também fará parte da Rede Nacional de Treinamento, que o Ministério do Esporte está constituindo em todo o país como um dos maiores legados dos Jogos Rio 2016.

Esporte e educação

Desde o início da semana, vários ministros com projetos envolvidos na organização dos Jogos Rio 2016 têm realizado agendas para checar os preparativos de cada área. Depois dos chefes das pastas de Cidades, do Esporte e de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quinta-feira foi a vez do ministro da Educação visitar instalações olímpicas.

Para Aloizio Mercadante, a Rede Nacional de Treinamento que está sendo constituída pelo Governo Federal e que será o principal legado olímpico em infraestrutura esportiva incentivará a ciência do esporte e a formação de atletas em associação com programas educacionais. "Esta estrutura que estamos formando tem que se transformar em um projeto olímpico permanente, para formarmos esportistas de alto nível e principalmente associar a formação e a ciência para impulsionar o esporte", afirmou o ministro, que deu os exemplos do Laboratório Antidopagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a oferta de esporte no contra turno escolar de programas sociais como o Mais Educação e o Segundo Tempo.

Após a inauguração da piscina do pentatlo moderno, a comitiva visitou as instalações do Parque Radical de Deodoro, que conta com o circuito de canoagem slalom. A equipe brasileira, que já utiliza a instalação para os treinos visando às Olimpíadas, conversou com as autoridades. O canoísta Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, destacou a importância de sua formação educacional para se tornar um atleta de alto nível.

"Eu acho que esporte e educação sempre têm que andar juntos, ainda mais na canoagem slalom, que depende muito do intelecto. Não adianta apenas ser forte fisicamente. Desde a minha base, no projeto Navegar, a base estudantil estava junto com o esporte. Se não tínhamos notas boas, não podíamos continuar remando. Então, é uma forma de incentivar os dois lados", comentou.

O ministro da Educação e o secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, seguiram de Deodoro para o Parque Olímpico da Barra, onde conferiram de perto instalações como a Arena Carioca 1 e o Parque Aquático.

Gabriel Fialho - brasil2016.gov.br