Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Num daqueles "jogos para sempre", França elimina Argentina por 4 x 3

Futebol

30/06/2018 16h44

Copa 2018

Num daqueles "jogos para sempre", França elimina Argentina por 4 x 3

Partida na Arena Kazan teve duas viradas de placar e emoção até o último segundo. Kylian Mbappé fez dois e foi o principal nome do duelo pelas oitavas de final
1 | 7
Mbappé fez de tudo: sofreu pênalti, fez gol de esquerda e gol de direita. Foto: Getty Images
2 | 7
Di María acerta um belíssimo chute de esquerda para igualar o placar em 1 x 1. Foto: Getty Images
3 | 7
Celebração francesa. Vitória garantiu presença entre os oito melhores do Mundial da Rússia. Foto: Getty Images
4 | 7
Mbappé fez de tudo: sofreu pênalti, fez gol de esquerda e gol de direita. Foto: Getty Images
5 | 7
Griesman desloca o goleiro Armani para abrir o marcador. Foto: Getty Images
6 | 7
Messi e seus companheiros lamentam a derrota. Foto: Getty Images
7 | 7
30062018_mbappe1.jpg
30062018_dimaria.jpg
30062018_franca_celebra.jpg
30062018_mbappe.jpg
30062018_griesman.jpg
30062018_argentina_messi.jpg
tabela_copa.jpeg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Atualizado às 17h50

Argentina e França fizeram, diante de 42.872 torcedores na Arena Kazan, um daqueles jogos que já nascem "para sempre". O duelo de oitavas de final que envolvia três títulos mundiais (dois dos sul-americanos e um dos europeus) teve todos os ingredientes que um amante do futebol pode requisitar: drama, habilidade, velocidade, reviravoltas, duelo de gerações, imprevisibilidade e uma dosagem de sorte.

"Numa Copa do Mundo você tem todos os atletas de alto nível juntos, então é uma oportunidade de mostrar o que você pode e sua habilidade"
Mbappé

No fim, vitória francesa por 4 x 3 e classificação da equipe europeia para as quartas de final. A Argentina, do craque Lionel Messi, está eliminada. A França, agora, encara o Uruguai, que eliminou Portugal com vitória por 2 x 1. O duelo que decidirá uma das vagas na semifinal será na sexta-feira, 6 de julho, a partir das 11h (de Brasília), em Nizhny Novgorod.

O jovem e rápido time europeu encaixou sua melhor partida na Copa do Mundo da Rússia, liderado pelo atacante Kylian Mbappé, de 19 anos. A estrela do Paris Saint Germain sofreu um pênalti no início do jogo e marcou duas vezes. Com a performance, tornou-se o segundo adolescente a marcar duas vezes na fase de mata-mata em uma Copa do Mundo. O outro foi Pelé, no Mundial de 1958, na Suécia, com 17 anos.

» Confira os melhores momentos do jogo

"Estou muito feliz e lisonjeado de ser o segundo adolescente a marcar duas vezes na fase eliminatória, mas vamos colocar as coisas em contexto: Pelé é outra categoria. Como costumo dizer, numa Copa do Mundo você tem todos os atletas de alto nível juntos, então é uma oportunidade de mostrar o que você pode e sua habilidade", afirmou Mbappé.

30062018_mbappe.jpg
Mbappé fez de tudo: sofreu pênalti, fez gol de esquerda e gol de direita. Foto: Getty Images

Destaque absoluto

Mbappé foi, de fato, o nome da partida. Com uma arrancada impressionante desde a sua intermediária, aos 12 minutos, ele chegou a mais de 32km/h e só foi parado com uma falta dentro da área cometida pelo lateral Rojo. Griesman bateu o pênalti, aos 13 minutos, e abriu o placar em Kazan.

A Argentina era mais garra e qualidade individual que organização tática. Aos 41 minutos, Di María acertou belíssimo chute de perna esquerda um pouco antes da entrada da área. A bola foi "fugindo" da mão de Lloris e entrou no ângulo esquerdo do goleiro: 1 x 1. No início do segundo tempo, logo aos três minutos, um chute de Lionel Messi encontrou o pé de Mercado no meio do caminho e deixou a Argentina na frente.

Não durou muito e a França igualou. Aos 12, Pavard acertou um chute de rara beleza e precisão, que foi parar no ângulo direito do goleiro Armani, da Argentina: 2 x 2. Aí voltou a brilhar, em dose dupla, a estrela de Mbappé. Primeiro, num ataque pela esquerda, ele chutou de canhota para vencer Armani e virar, aos 19 minutos. Quatro minutos mais tarde, recebeu de Giroud na direita para tocar firme, na saída do goleiro, e chegar aos 4 x 2.

"Os jogadores lutaram até o fim e quase empataram nos acréscimos. Mostraram grande valor. É muito doloroso. Foi um jogo muito difícil e nós não alcançamos nosso objetivo na Rússia"
Jorge Sampaoli

Nos acréscimos, aos 48 minutos, o atacante Sergio Aguero acertou uma cabeçada no canto do goleiro Lloris, à direita. Ainda houve tempo para um último ataque argentino, com um cruzamento da esquerda feito por Meza que desviou no meio do caminho, dentro da pequena área, e quase decretou o empate.

"Os jogadores lutaram até o fim e quase empataram nos acréscimos. Mostraram grande valor. É muito doloroso. Foi um jogo muito difícil e nós não alcançamos nosso objetivo na Rússia. Eu estou triste, frustrado e acho que isso é normal", afirmou o técnico da Argentina, Jorge Sampaoli.

"Se eu sou um treinador é porque eu quero viver isso: um estádio cheio, seleções muito experientes, tensão. Nosso time é muito jovem, mas estamos lá. Tivemos muita personalidade e não foi nada fácil. Abrimos vantagem, sofremos o empate, tomamos a virada, mas seguimos lutando. Enquanto há tempo, eu sei que o time da França estará pronto para encarar o desafio", afirmou Didier Deschamps, técnico francês.

Rededoesporte.gov.br