Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nove brasileiros disputam a fase semifinal da Liga Mundial de Street neste sábado, no Rio

Taekwondo

11/01/2019 21h48

Skate

Nove brasileiros disputam a fase semifinal da Liga Mundial de Street neste sábado, no Rio

Lucas Rabelo e Ivan Monteiro ficaram entre os 14 classificados. Eles se unem a Tiago Lemos e Carlos Ribeiro, que já tinham vaga direta. No feminino, país tem cinco representantes

Escadas, rampas, corrimãos, valas e uma trilha sonora com os dois pés no Hip-Hop. A pista de street montada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, é uma espécie de Parque de Diversões para os profissionais do skate. O cenário no Rio de Janeiro recebeu, nesta sexta-feira (11.01), a fase de quartas de final da Liga Mundial da modalidade, a Street League Skateboarding (SLS). No páreo, 30 atletas em busca de 14 vagas na semifinal que será disputada neste sábado, 12.01, a partir das 13h.

ivan_monteiro.jpeg
Ivan Monteiro se classificou para a semi da fase final da Liga Mundial de Skate Street. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Para convencer os jurados, cada atleta tem direito a sete apresentações. São duas "descidas" de 45 segundos com pista livre e cinco oportunidades para executar manobras em um obstáculo específico, de escolha livre do atleta. As quatro melhores notas são somadas e definem os vencedores.

É incrível poder andar bem ao lado de atletas que são meus ídolos. Eu estava pronto e agora é estar focado para acertar as manobras na semifinal"
Lucas Rabelo

A melhor performance do dia ficou com o francês Aurélien Giraud, que somou 34.1 pontos, seguido pelo canadense TJ Roger (33.6) e pelo norte-americano Jake Ilardi (33). Dos três brasileiros na disputa, o cearense Lucas Rabelo e o paulista Ivan Monteiro conseguiram se classificar. Os dois disputaram a terceira das cinco baterias do dia e optaram por estratégias diferentes. Enquanto Lucas investiu mais nas descidas longas, acumulou 32 pontos e conquistou a sétima posição, Ivan arriscou nas manobras, terminou em nono e somou 31.4. As notas são zeradas para a fase semifinal.

"Consegui andar bem, acertei o que tinha planejado e fiquei satisfeito. Fiz as duas linhas bem parecidas e mudei apenas uma manobra no fim", disse Lucas, que realizou um sonho de criança no torneio. "Esse é um evento grandioso que eu sempre via quando comecei a andar de skate. Pensava que queria um dia estar aqui. São atletas que me inspiram a andar de skate. É incrível poder andar bem ao lado deles. Eu estava pronto e agora é estar focado para acertar as manobra na semifinal", disse.

Paulista de São Bernardo, Ivan se poupou nas descidas e focou nas manobras específicas para tentar preservar o pé direito. "Dei o rolé normal que sempre faço, mas economizei um pouco na linha porque ainda sinto leves dores de uma torção antiga no pé direito. Nas manobras paradas forcei mais. Sem dúvidas amanhã será bem difícil, mas estou familiarizado com a pista", disse o atleta, que começou a andar de skate aos dez anos e já tem "11 temporadas de estrada". Atualmente, vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, e espera se consolidar como integrante mais frequente nas etapas da SLS.

lucas.jpeg
O jovem Lucas Rabelo, de 19 anos, foi uma das surpresas brasileiras e chegou a fase semifinal. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

O único brasileiro que ficou de fora no dia foi um dos ídolos nacionais da modalidade, o gaúcho Luan Monteiro.  Ele acabou não sendo feliz em manobras acrobáticas aéreas que está acostumado a executar. Como resultado, não conseguiu completar movimentos de alta dificuldade nas duas descidas longas e em três das cinco manobras específicas. Acabou eliminado.

As semifinais masculinas terão, ao todo, 30 atletas. Eles brigam por quatro das oito vagas na grande decisão, quer será no domingo. Lucas Rabelo e Ivan Monteiro se juntam aos brasileiros Tiago Lemos e Carlos Ribeiro, pré-classificados pelo ranking da (SLS), e a outros 26 rivais. No domingo, o quarteto que se destacar desse grupo terá pela frente outros quatro atletas que entram diretamente na final. Nesse seleto grupo de pré-finalistas há outros dois brasileiros: Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo. Tiago, Carlos, Kelvin e Felipe são integrantes da categoria pódio, a mais alta do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

pamela_rosa.jpeg
Pâmela Rosa é um dos destaques femininos do Brasil na Liga Mundial. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Quinteto feminino

Também neste sábado, a semifinal feminina irá reunir 24 atletas, sendo cinco brasileiras. Leticia Bufoni, Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Karen Feitosa e Virginia Fortes entrarão na pista em busca de uma das oito vagas para a decisão de domingo.

Paulista de São José dos Campos, Pâmela tem 19 anos mas já é "veterana", com dez anos de prática do skate. Como cada circuito em cada etapa tem um traçado distinto, ela aproveitou os minutos de treino na Arena Carioca 1 para testar as melhores entradas em cada obstáculo e mapear como serão sua voltas.

"Fica tudo desenhadinho na mente antes. Conforme a gente vai treinando, vai encaixando as manobras. Estou ansiosa, quero que chegue logo a hora", afirmou a atleta, que iniciou na modalidade influenciada por um amigo de uma de suas duas irmãs. "Ele foi fazer um trabalho de escola lá em casa e levou um skate. Eu bati o olho e me apaixonei. Pedi um para a minha mãe, ganhei tempos depois e não parei mais".

"A descida fica toda desenhadinha na nossa mente antes. Conforme a gente vai treinando, vai encaixando as manobras. Estou ansiosa, quero que chegue logo a hora"
Pâmela Rosa

Na playlist dos treinos e até dos torneios, Pâmela não dispensa o Hip-Hop nem o samba. "Sou sempre bem focada no que faço, mas precisamos ter momentos de diversão", disse a atleta, também integrante da Bolsa Pódio. Para ela, o fato de a modalidade ter se tornado olímpica mudou costumes e perspectivas. "Muitas pessoas estão olhando o skate com outros olhos, está sendo incrível".

Outra bolsista do governo federal, a paulista Leticia Bufoni iniciou no esporte aos nove anos e, com uma evolução rápida, aos 14 teve a oportunidade de morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, um dos centros mais tradicionais do esporte. Contabiliza nada menos que sete medalhas nos X-Games, sendo três de ouro, e já foi campeã da Street League em 2016, além de ser um fenômeno nas redes sociais, com mais de dois milhões de seguidores no Instagram.

leticia1.jpeg
Letícia Bufoni é uma das atrações da semifinal feminina. Atleta foi campeã da Liga em 2016. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Tóquio 2020

O skate vai fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos de Tóquio, em 2020. Serão 40 atletas, com 20 no feminino e 20 no masculino, e uma cota máxima de três atletas por país. 

Classificados nas quartas de final:
1. Aurélien Giraud (FRA) – 34.1 pontos
2. TJ Rogers (CAN) – 33.6
3. Jake Ilardi (EUA) – 33.0
4. Gustavo Ribeiro (POR) – 32.4
5. Mario Mccoy (EUA) – 32.3
6. Matt Berger (CAN) – 32.1
7. Lucas Rabelo (BRA) – 32.0
8. Micky Papa (CAN) – 31.7
9. Ivan Monteiro (BRA) – 31.4
10. Vicent Milou (FRA) – 30.5
11. Daisuke Ikeda (JAP) – 29.8
12. Pool Bellido (PER) – 28.7
13. Richard Tury (ESL) – 28.5
14. Alec Majerus (EUA) – 28.2

Pré-qualificados para a semifinal
Dave Bachinsky
Torey Pudwill
Tom Asta
Sean Malto
Tiago Lemos (BRA)
Jamie Foy
Carlos Ribeiro (BRA)
Mark Suciu
Nyjah Huston
Chaz Ortiz
Ryan Decenzo
Shane O'neill
Louie Lopez
Manny Santiago
Tommy Fynn
Dashawn Jordan

Programação

Sábado (12.01)
11 às 13h – Treino para semifinal feminino
12h - Abertura de portões para o público
13 às 15h30h - Semifinal feminina
15h30 às 16h15 – Treino para semifinal masculina
16h15 às 17h – Treino para semifinal masculina
17h às 20h30 - Semifinal masculina

Domingo (13.01)
10 às 14h - Treino feminino e masculino
14h - abertura de portões para o público
14 às 15h - Treino feminino
15 às 16h30 - Final feminina
17 às 18h - Treino masculino
18 às 19h30 - Final masculina

Gustavo Cunha, do Rio de Janeiro - rededoesporte.gov.br