Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No atletismo, Vanessa Spinola é convocada para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Atletismo

14/07/2016 11h35

Atletismo

No atletismo, Vanessa Spinola é convocada para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, ela completará a cota de participantes no heptatlo

Vanessa_Spinola_foto_Wagner_Carmo_CBAt.jpg
Vanessa Spinola foi ouro no Troféu Brasil Caixa. Foto: Wagner Carmo/CBAt

A Seleção Brasileira de Atletismo ganhou mais um representante – o 67º – nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A paulistana Vanessa Chefer Spinola (atleta do Pinheiros) entrou na competição para completar a cota de participantes no heptatlo, por decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a informação nesta quarta-feira (13.7) e comunicou a atleta, de 26 anos, que no Troféu Brasil Caixa, no dia 1º de julho, em São Bernardo do Campo (SP), bateu o recorde brasileiro com 6.188 pontos, ficando a apenas 12 pontos do índice olímpico fixado pela IAAF.

"Estou muito feliz. Embora esperasse entrar pela cota por causa de minha marca, receber a notícia oficial tira um peso enorme de minhas costas", comentou a atleta. "Minha família toda comprou ingresso para a Olimpíada e reservou hotel no Rio. Só faltava eu. Imagina se estava fácil", riu.

Vanessa quebrou o recorde brasileiro e só não conseguiu o índice por causa de 1 segundo nos 800m, última prova das sete que compõem o heptatlo. "É desesperador. Fiz um ciclo de quatro anos de muito treinamento, com uma cirurgia no meio, visando minha primeira experiência olímpica. Agora, tudo está certo. É manter o foco", disse.

Medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto 2015, no Canadá, ela treina com o ucraniano Oleg Ruyev. Ela deve e viajar no dia 3 de agosto para a sede da Comissão Desportiva da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro, onde fará a aclimatação para os Jogos. O heptatlo será disputado nos dias 12 e 13, os primeiros dias do evento do Atletismo, no Engenhão.

"O objetivo é quebrar meu recorde pessoal e tentar melhorar o recorde sul-americano da colombiana Evelys Jazmín Aguilar", completou, referindo-se à marca de 6.270 pontos, obtida este ano.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo