Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natação define seleções brasileiras que vão ao Pan e ao Campeonato Mundial

Natação

22/04/2019 03h12

Desportos Aquáticos

Natação define seleções brasileiras que vão ao Pan e ao Campeonato Mundial

Troféu Brasil, vencido pelo Pinheiros, funcionou como seletiva para os dois eventos. Serão 36 atletas em Lima, no Peru, e 20 em Gwangju, na Coreia do Sul

A renovada seleção brasileira que irá representar o Brasil no Pan de Lima e no Mundial de Desportos Aquáticos de Gwangju, na Coreia, está definida. Depois do último dia de disputas do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil Maria Lenk, o grupo foi fechado em 36 atletas para o megaevento continental e 20 para o evento que será disputado em junho, na Coreia do Sul.

#pracegover: Imagem mostra uma largada de uma prova de costas no Troféu Brasil de Natação. É possível ver quase todas as raias e a arquibacanda do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, ao fundo
Troféu Brasil, disputado no Parque Olímpico da Barra, serviu como seletiva para as duas competições. Foto: Satiro Sodré/SSPress

Ao longo da semana, os últimos nomes foram sendo conhecidos. Primeiro, os quatro integrantes do revezamento 4 x 200m livre (Fernando Scheffer, Breno Correia, Luiz Altamir Lopes Melo e João de Lucca). Depois, os nadadores que formariam o revezamento 4 x 100m livre (Marcelo Chierighini, Pedro Spajari, Breno Correia – novamente – e Gabriel Santos).

Restaram, então, as vagas nas provas individuais. Guilherme Guido (100m costas), Vinicius Lanza (100m borboleta), Caio Pumputis (200m peito e 200m medley), Etiene Medeiros (100m livre e 100m costas), Viviane Jungblut (800m livre), Brandonn Almeida (400m medley), Diogo Villarinho e Guilherme Costa (1.500m livre), João Gomes Júnior e Felipe Lima (100m peito) e Leonardo Santos (200m medley) foram garantindo suas vagas.

#pracegover: Imagem registra o movimento de saída do bloco de partida do velocista Bruno Fratus, da natação
Bruno Fratus fez o melhor tempo da temporada nos 50m livre e estará no time do Pan e do Mundial. Foto: Satiro Sodré/SSPress

No último dia de Troféu Brasil, coube a Bruno Fratus, que fez o melhor tempo da temporada nos 50m livre, e Leonardo de Deus (200m costas) completarem a seleção brasileira. Nas eliminatórias, Fratus, do Minas Tênis Clube, garantiu o quinto tempo do mundo nos 50m livre (21s68). Na final, nadou 21s47, o melhor da temporada.

"Conseguimos montar duas seleções muito fortes. Esperamos grandes resultados. Tentamos mudar algumas coisas na montagem das seleções, da forma mais correta possível. Estamos no caminho para levar o esporte para o lado correto das coisas", disse o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka. No Pan de Lima, o Brasil terá 17 mulheres e 18 homens.

Pinheiros leva o título

O fim do Troféu Brasil decretou o décimo oitavo título do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Foram seis dias de disputas no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

Durante todo o período, Minas Tênis Clube e Pinheiros disputaram ponto a ponto a liderança. Após o último dia, a equipe paulista somou 2.789 pontos. O Minas ficou com a vice-colocação, com 2.565, e o Corinthians completou o pódio de clubes com 998 pontos.

"Neste ano, foi um pouco mais complicado, mas o nosso time é muito forte. O importante é que mantivemos a nossa maneira de trabalhar, da maneira que achamos correto, dividindo funções dentro do clube para dar certo mais uma vez", falou o chefe de equipe do Pinheiros, Alberto Silva.

O troféu de atleta mais eficiente entre as mulheres foi para Mallory Comeford, do Minas Tênis Clube, e, entre os homens, para Caio Pumputis, do Pinheiros. No índice técnico, Etiene Medeiros venceu no feminino e Marcelo Chierighini no masculino.

#pracegover: Imagem mostra integrantes da equipe do Pinheiros, de São Paulo, comemorando o título do Troféu Brasil
Numa boa disputa contra o Minas Tênis Clube, Pinheiros levou a melhor e ficou com o título do Troféu Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress

Confira as listas de convocados

CAMPEONATO MUNDIAL

Fernando Scheffer (200m e 400m livre)
Breno Correia (200m livre e 100m livre)
Luiz Altamir Melo (200m livre)
João de Lucca (200m livre)
Marcelo Chierighini (50m e 100m livre)
Pedro Spajari (100m livre)
Gabriel Santos (100m livre)
Guilherme Guido (100m costas)
Vinicius Lanza (100m borboleta)
Caio Pumputis (200m medley e 200m peito)
Brandonn Almeida (400m medley)
Diogo Villarinho (1500m livre)
Guilherme Costa (1.500m livre)
João Gomes Júnior (100m peito)
Felipe Lima (100m peito)
Leonardo Santos (200m medley)
Viviane Jungblut (800m e 1.500m livre)
Etiene Medeiros (50m livre, 100m costas e 100m livre)
Bruno Fratus (50m livre)
Leonardo de Deus (200m costas)

Reserva:
André Calvelo (4x100m livre)

Treinadores:
Alberto Silva - Pinheiros
Paulo Augusto - Corinthians
Fernando Vanzella - Sesi-SP
André - Pinheiros
Sérgio Marques - Minas Tênis Clube

JOGOS PAN-AMERICANOS

Mulheres:
Etiene Medeiros
Giovanna Diamante
Larissa Oliveira
Daynara de Paula
Viviane Jungblut
Fernanda de Goeij
Manuella Lyrio
Maria Luiza Pessanha
Aline Rodrigues
Gabrielle Roncatto
Bruna Leme
Ana Marcela Cunha
Lorrane Ferreira
Jhennifer Conceição
Pamela Souza
Maria Eduarda Sumida
Camila Lins Melo

Homens:
Marcelo Chierighini
Bruno Fratus
Caio Pumputis
Guilherme Costa
Fernando Scheffer
Vinicius Lanza
Miguel Leite
Brandonn Almeida
Guilherme Guido
Felipe Lima
João Luiz Gomes Jr.
Diogo Villarinho
Breno Correia
Pedro Spajari
Gabriel Santos
Luiz Altamir Melo
João de Lucca
Leonardo Santos

Treinadores:
Alberto Silva - Pinheiros
Paulo Augusto - Corinthians
Fernando Vanzella - Sesi-SP
André - Pinheiros
Sérgio Marques - Minas Tênis Clube
Brett Hawke - Minas Tênis Clube

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos