Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natação brasileira se despede do Parapan com 53 medalhas de ouro

Natacao paralímpica

01/09/2019 05h18

Parapan Lima 2019

Natação brasileira se despede do Parapan com 53 medalhas de ouro

Delegação brasileira na modalidade contou com 40 atletas: 36 subiram no pódio pelo menos uma vez. Mais de 90% dos nadadores brasileiros em Lima são beneficiados pelo Bolsa Atleta

O Brasil se despediu da natação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 com a primeira posição no quadro de medalhas da modalidade. Foram 127 pódios conquistados na piscina do Complexo Aquático de Videna, na capital do Peru. A delegação brasileira somou 53 medalhas de ouro, quase o dobro do México, que garantiu 27 ouros e terminou em segundo lugar no quadro de medalhas. A Colômbia, com 25 ouros, ficou em terceiro.

A Seleção Brasileira de natação paralímpica foi a Lima com 40 atletas. Dentre eles, 36 nadadores (90%) são beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Dos 40 atletas brasileiros na natação, 36 subiram no pódio pelo menos uma vez. Das 127 medalhas conquistadas pelo Brasil, 116 (91,33%) foram faturadas por atletas apoiados pelo Bolsa Atleta.

“O Bolsa Atleta é o que mantém nossa cabeça tranquila. Eu só preciso pensar em natação, não preciso me preocupar com mais nada, só treinar”, disse Thomaz Matera, que conquistou uma medalha de ouro nos 50m livre S12 e mais três de prata nos 100m costas, borboleta e livre. “É de suma importância você ter um apoio como o Bolsa Atleta. A gente pode se dedicar 100% ao esporte e esta aqui no peito é a consequência disso, de se dedicar, treinar. Então é agradecer ao governo brasileiro por acreditar no esporte paralímpico”, completou Daniel Dias, que jamais perdeu uma prova em Parapans e somou seis medalhas de ouro em Lima.

Mas o recordista de medalhas no Parapan de 2019 foi outro nadador: Phelipe Rodrigues. Ele nadou oito provas e conquistou sete medalhas de ouro e uma de bronze. “Eu não tenho nem palavras para falar o quão feliz eu estou. Hoje eu estou mais feliz do que cansado. Poder participar de um Parapan e ganhar oito medalhas é uma alegria imensurável. Eu fico superfeliz por poder contribuir dessa forma para o Brasil”, disse Phelipe, que neste domingo já embarca para Londres, onde será realizado o Mundial de Natação Paralímpica.

48654859227_d93b545016_k.jpg
Phelipe Rodrigues foi o maior medalhista do Parapan de Lima 2019. Ele conquistou oito medalhas: sete de ouro e uma de bronze. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB

Melhor campanha da história

Ainda tem mais um dia de Parapan, mas o Brasil já tem muitos motivos para comemorar. O país chegou neste sábado (31.08) a 299 medalhas conquistadas em Lima. São 120 de ouro, 97 de prata e 82 de bronze. A campanha já é a melhor do Brasil na história da competição, superando Toronto 2015, quando a delegação brasileira somou 257 medalhas, com 109 ouros.

Em Lima, o Brasil liderou o quadro de medalhas desde o primeiro dia de competições e agora soma mais que o dobro de medalhas de ouro do segundo colocado, os Estados Unidos. A delegação norte-americana conquistou até o momento 179 medalhas, sendo 57 de ouro, 59 de prata e 63 de bronze. O México é o terceiro colocado, com 55 ouros, 58 pratas e 45 bronzes, num total de 158. O Parapan se encerra neste domingo e ainda há competições de bocha, parabadminton e ciclismo de estrada.

Mateus Baeta, de Lima, Peru - rededoesporte.gov.br