Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na última competição antes do Parapan, lançador paulista bate recordes mundiais

Atletismo

12/08/2019 09h57

Lima 2019

Na última competição antes do Parapan, lançador paulista bate recordes mundiais

Thiago Paulino estabeleceu novas marcas no lançamento de disco e no arremesso de peso. Etapa do circuito nacional de atletismo reuniu 279 atletas no CT Paralímpico, em São Paulo

No encerramento da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, o paulista Thiago Paulino estabeleceu um novo recorde mundial no lançamento de disco. No primeiro dia de competições, o atleta já havia registrado a melhor marca mundial no arremesso de peso. O evento foi realizado no sábado e domingo, 10 e 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com 279 atletas de 19 estados e do Distrito Federal.

Thiago Paulino: recordes mundiais no peso e no disco às vésperas do Parapan. Foto: CPB

Na manhã do domingo, Paulino (classe F57) lançou o disco a 48m55 e superou em dois centímetros a própria marca registrada no Grand Prix de Berlim, em 2018. O vice-campeão no Circuito Loterias Caixa foi Marco Aurélio Lima Borges com 41m58. "O saldo foi positivo. Estou feliz porque quebrei dois recordes mundiais em uma mesma competição, algo que não tinha feito ainda. Mostra que o trabalho está no rumo certo. Então, as expectativas para o Parapan e para o Mundial são as melhores", comentou Paulino.

"O saldo foi positivo. Estou feliz porque quebrei dois recordes mundiais em uma mesma competição, algo que não tinha feito ainda. Mostra que o trabalho está no rumo certo"
Thiago Paulino

No dia anterior, o paulista havia batido o recorde mundial do arremesso de peso da classe F57 ao registrar 15m11 e superou em 19cm a do polonês Janusz Rokicki no Mundial de Doha, em 2015.

Natural de Orlândia, Thiago, 33 anos, amputou a perna esquerda abaixo do joelho em função de um acidente de moto, em 2010. No ano seguinte, começou a praticar atletismo após ser convidado por um amigo. Em sua carreira, conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de disco no Mundial de Atletismo de Londres 2017 e, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, faturou o ouro no arremesso de peso e o bronze no lançamento de disco.

Neste fim de semana, foram estabelecidos 25 novos recordes: dois mundiais, cinco das Américas e 18 brasileiros. Cinquenta convocados para Lima 2019 participaram da segunda fase nacional do circuito, entre eles o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63) e os paulistas André Rocha (F53), Daniel Martins (T20), Elizabeth Gomes (F52) e Lorena Spoladore (T11).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro