Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na rota para o Brasil, Tocha Olímpica desbrava o interior da Grécia

Geral

22/04/2016 17h54

Tour da Tocha

Na rota para o Brasil, Tocha Olímpica desbrava o interior da Grécia

Nesta sexta, o fogo sagrado passou pelas cidades de Patras, percorreu a ponte do Rio Antírio e seguiu para Messolonghi, Astakos, Lefkada, Nicópolis até chegar a Preveza

A Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 segue sua jornada pelo território grego na trilha para o Brasil, onde chega em 3 de maio, em Brasília, para percorrer 334 cidades até 5 de agosto, data da abertura dos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (22.04), o fogo sagrado passou pelas cidades de Patras, percorreu a ponte do Rio Antírio, e seguiu para Messolonghi, Astakos, Lefkada, Nicópolis até chegar a Preveza, local da celebração e pernoite da Chama. Com isso, já são 12 cidades percorridas em dois dias de revezamento no país europeu. Após a cerimônia de Acendimento (21.04), a chama saiu de Olímpia e passou pelas cidades de Pyrgos, Amaliada, Ilis, Lechena e Zante.

Com cerca de 20 mil habitantes, Preveza, no noroeste da Grécia, recebeu a Chama Olímpica com uma festa na Praça Odysseas Androutsos, nome de um herói grego na luta pela independência do país. Centenas de pessoas se apertavam nas ruas estreitas da cidade para acompanhar a passagem do comboio que trazia a Chama. Os três carregadores - Baco Roskyate, Frederico Olerrichk e Papagianni Athini - ficaram encarregados da missão de conduzir a Tocha até o local da celebração, onde uma pequena pira aguardava em um palco para receber o fogo olímpico. Várias manifestações culturais típicas da região foram apresentadas para o público que lotava a praça: o Coral Sinfônico de Preveza foi seguido por uma apresentação de ginástica rítmica desportiva e, por fim, pela apresentação da dança do Zalogou, típica do período otomano.

» Acompanhe todas as notícias sobre o Revezamento da Tocha


O prefeito de Preveza, Christos Bailis, não escondeu a emoção em receber a Chama Olímpica e destacou a honra para seu povo em fazer parte dessa história. "Para nós, cidadãos de Preveza, receber o fogo olímpico em nossa cidade é um evento de grande valor cultural e histórico", disse. "Eu desejo que a Chama Olímpica, que já iniciou sua longa jornada, abrace toda a humanidade. E chamo os amigos brasileiros para guardarem a Chama e os valores que ela representa", completou.

 

Encarregado de seguir todos os metros da Tocha Olímpica até a chegada ao Maracanã para a Abertura dos Jogos, Marco Ferreira Elias, gestor do projeto de revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016, destacou o carinho que o Brasil está recebendo na Grécia. "Eu acompanhei desde a cerimônia de acendimento, em Olímpia, e o que tenho percebido é a receptividade que o Brasil está tendo na Grécia, o respeito quando o Hino Nacional é tocado, a bandeira é hasteada e o povo celebra", descreveu. Para ele, participar desse processo é uma honra e possibilita a projeção de como será o percurso no Brasil. "Em cada lugar que vou existem danças e músicas típicas. A gente vai procurar isso também no Brasil. Vamos rodar o país durante 95 dias e vamos querer mostrar um pouco da cultura de cada região", disse.

A ex-atleta olímpica Papagianni Athini foi a terceira a carregar a tocha e teve a honra de acender a pira em cima do palco de celebração de Preveza, cidade onde nasceu. A grega, que competia nos 20 km de marcha atlética, agradeceu a homenagem que teve e lembrou do simbolismo de portar a Chama Olímpica. "Para mim é uma grande honra carregar a tocha que irá percorrer o mundo para chegar aos Jogos no Brasil", comemorou.

04222016_revezamentodatochaolmpica_26514704421_o1130.jpg
Papagianni Athini, ex-atleta olímpica da marcha atlética e natural de Preveza, foi uma das condutoras da tocha. Foto: Roberto Castro/ME

Tour pelo Brasil

Durante a rota no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como "cidade celebração": em cada um desses locais haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Todas as capitais estão incluídas na lista.

O revezamento será feito, além dos carregadores, por um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 localidades: 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

O circuito foi definido levando em conta critérios logísticos, turísticos e culturais. Além de envolver o povo brasileiro no aquecimento para os Jogos, a ideia do revezamento é contar histórias de todos os lugares do Brasil e servir como um legado de inspiração para as gerações futuras.

Próximas cidades

Sábado (23/04)

- Thessaloniki

- Thessaloniki (Museo Olímpico)

- Serres

- Chrisso

- Drama

- Kavala

- Alexandroupoli

Rafael Brais e Carlos Eduardo Cândido, de Olímpia (Grécia)