Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mascotes dos Jogos de Tóquio são batizados: Miraitowa e Someity

Geral

22/07/2018 10h00

Tóquio 2020

Mascotes dos Jogos de Tóquio são batizados: Miraitowa e Someity

Miraitowa é baseado nas palavras mirai (futuro) e towa (eternidade). Someity faz um jogo com "so mighty" (super poderosa) e representa os atletas paralímpicos, que redefinem as fronteiras do que é possível
1 | 5
Miraitowa e Someity. Escolha do design envolveu 75% das escolas de ensino fundamental do Japão. Ilustração: tokyo2020.org
2 | 5
Mascotes fizeram um passeio de barco pela região de Asakusa, em Tóquio. Foto: Tokyo2020.org
3 | 5
Mascotes fizeram um passeio de barco pela região de Asakusa, em Tóquio. Foto: Tokyo2020.org
4 | 5
Miraitowa e Someity tiveram o primeiro contato oficial com o público japonês. Foto: Tokyo2020.org
5 | 5
Miraitowa e Someity tiveram o primeiro contato oficial com o público japonês. Foto: Tokyo2020.org
mascotes_toquio.jpg
mascotes_toquio1.jpg
mascotes_toquio2.jpg
mascotes_toquio3.jpg
mascotes_toquio4.jpg

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 ganharam um nome e foram apresentados oficialmente neste domingo, 22.07, na capital japonesa. Milhares de crianças e adultos participaram de eventos em vários pontos de Tóquio para dar as boas vindas para os novos embaixadores do megaevento.

O mascote olímpico ganhou o nome de Miraitowa, baseado na combinação das palavras japonesas mirai (futuro) e towa (eternidade). O nome foi escolhido para promover um futuro de eterna esperança nos corações das pessoas ao redor do mundo.

O mascote paralímpico ganhou o nome de Someity, que vem da expressão someiyoshino, uma popular variedade de flor de cerejeira. Adicionalmente, faz eco com a frase em inglês "so mighty" (super poderosa). Por conceito, Someity tem sensores táteis de flor de cerejeira e enorme força mental e física. Representa os atletas paralímpicos, que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.

Miraitowa tem o mesmo padrão de azul do emblema dos Jogos Tóquio 2020 em sua cabeça e em seu corpo. A personalidade dele é derivada de um tradicional provérbio japonês que significa "aprenda bem as coisas antigas e adquira, a partir delas, novos conhecimentos". Dentro dessa linha, o mascote tem tanto aspectos tradicionais quanto inovadores. Ele vem com um forte senso de justiça e é muito atlético, com o super poder de se mover para qualquer lugar instantaneamente.

Someity, além dos sensores tácteis, pode enviar e receber mensagens telepaticamente usando sua antena de flor de cerejeira nos dois lados do rosto. Ela pode voar usando seu manto. É normalmente quieta, mas pode exibir grande força quando necessário e ama a natureza. Pode falar com pedras e com o vento e é capaz de mover coisas apenas olhando para elas.

Tanto Miraitowa quanto Someity vivem no mundo digital, mas podem se mover livremente para o mundo real via internet. Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, mais de 75% das escolas para estudantes japoneses do ensino fundamental no Japão e em outros países participaram do processo de seleção e votaram no design dos mascotes.

Na cerimônia em que foram oficialmente anunciados, os mascotes demonstraram um de seus talentos especiais se teletransportando de Hibiya, no centro moderno de Tóquio, para
Akasusa, no centro da Tóquio antiga. Lá, apareceram em um barco cruzando o rio Sumida e cumprimentando os fãs que se alinhavam ao longo da margem.

Fonte: tokyo2020.org