Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mariana D'Andrea e Vinícius de Freitas são ouro na Copa do Mundo de Dubai

Halterofilismo paralímpico

11/02/2019 10h54

Halterofilismo paralímpico

Mariana D'Andrea e Vinícius de Freitas são ouro na Copa do Mundo de Dubai

Com os resultados, o Brasil soma nove pódios na competição que é considerada uma das mais fortes do calendário da modalidade

A paulista Mariana D'Andrea conquistou na manhã deste domingo, 10.02, a medalha de ouro na categoria até 67kg da etapa de Dubai (Emirados Árabes Unidos) da Copa do Mundo de Halterofilismo. Ela ergueu 112kg na sua primeira tentativa e superou a sul-coreana Hyeong Kim (106kg) e a ucraniana Tetiana Shyrokolava (105kg), que completaram o pódio.

O Brasil ainda conquistou medalha de ouro na categoria até 80kg, júnior, com Vinícius de Freitas. Ele levantou 112kg em sua melhor tentativa. Assim, o país chegou ao número de nove conquistas em Dubai. O evento é um dos mais prestigiados da modalidade.

Mariana D'Andrea conquistou o ouro na categoria até 67kg na etapa de Dubai da Copa do Mundo. Foto: CPB

No sábado, Victor Heleno ficou com a prata na categoria júnior até 65kg. Ele ergueu 115kg em sua segunda tentativa e ficou atrás apenas do malaio Bonnie Bunyau Gustin, que faturou as categorias júnior e adulto com um levantamento de 190kg. Maria Rizonaide (até 45kg) e Maria Luzineide (até 50kg) também estiveram em ação, mas ficaram com a quarta em suas categorias.

Na abertura da competição, na sexta-feira, o Brasil subiu ao pódio seis vezes. Lara Aparecida ficou com o ouro júnior e o bronze adulto na divisão até 41kg feminina. Marcos Terentino ficou com o ouro na categoria até 54kg júnior. João Maria França (até 49kg) e Bruno Carra (até 54kg) ficaram com o bronze entre os adultos, e Lucas dos Santos foi o terceiro melhor entre os juniores.

A competição segue nesta segunda-feira, 11.02. A Seleção Brasileira será representada por Evânio Rodrigues, na categoria até 88kg. Ele foi medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e é uma das principais estrelas do país. Além dele, João Pedro Santos competirá na mesma divisão.

Ao todo, a Copa do Mundo de Dubai reúne 241 halterofilistas, de 39 países. O Brasil está representado por 17 atletas. O evento é o primeiro desafio da equipe nacional na temporada, que tem grandes compromissos, como o Campeonato Mundial, em julho, no Cazaquistão, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)