Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mais de 1200 atletas, de 10 países, disputam esta semana o Pan-Americano de BMX no Brasil

Ciclismo bmx

20/05/2019 10h26

Ciclismo BMX

Mais de 1200 atletas, de 10 países, disputam esta semana o Pan-Americano de BMX no Brasil

Competição em Americana (SP), nos dias 25 e 26 de maio, vale ponto para o ranking classificatório para Tóquio 2020 e será um termômetro para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Após dez anos, o Campeonato Pan-Americano de BMX Racing retorna para o Brasil. A última vez que o país sediou a competição foi em 2009, na cidade de Paulínia. Desta vez, são aguardados em Americana (SP) mais de 1200 pilotos, de 10 países, que competirão no sábado (25.05) e no domingo (26.05), quando ocorrem as provas do Campeonato Latino-Americano. 

O Pan do Brasil ganha ainda mais importância pela proximidade dos Jogos Pan-Americanos de Lima, disputados de 26 de julho a 11 de agosto. Com isso, a competição serve de referência para testar o atual nível dos principais nomes da modalidade. Além disso, o evento soma pontos para o ranking classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 como uma das competições mais importantes do calendário internacional da Unição Ciclística Internacional (UCI).

#PraCegoVer: Dois atletas do ciclismo BMX voam com suas bicicletas depois de passar por uma rampa
Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
 

“É uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo uma honra poder voltar a realizar um evento deste porte no Brasil. Serão dois dias intensos de disputas emocionantes. O público terá a oportunidade de acompanhar todas as provas gratuitamente, podendo torcer e vibrar com os seus atletas favoritos em um ambiente saudável e altamente profissional, que conta com uma incrível infraestrutura pensada para garantir conforto e segurança de todos os envolvidos”, declarou Kleber Santos, coordenador do BMX Racing na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). 

O programa de competições será iniciado oficialmente na quinta-feira (23.05) pela manhã, com a abertura da secretária para a confirmação de participação dos pilotos, retirada de placa e credenciamento. No período da tarde, serão realizados os primeiros treinos oficiais.  O congresso técnico está marcado para sexta-feira (24.05), a partir das 19h. 

O Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e Comissão Pan-Americana de Bicicross (COPABI). 

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo