Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luiz de Oliveira leva o bronze no boxe 50 anos depois da medalha de seu avô Servílio

Boxe

17/10/2018 17h58

Buenos Aires 2018

Luiz de Oliveira leva o bronze no boxe 50 anos depois da medalha de seu avô Servílio

Neto do primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, pugilista de 17 anos se emociona ao garantir o terceiro lugar no pódio dos Jogos da Juventude

Depois da euforia, do nó na garganta e da vontade de chorar de alegria por ter conquistado a medalha de bronze na categoria até 52kg do boxe nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o brasileiro Luiz de Oliveira já sabia o que ia fazer ao chegar em seu quarto na Vila Olímpica: uma chamada de vídeo para mostrar a medalha ao avô, Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade, justamente um bronze, nos Jogos do México, em 1968.

Cinquenta anos depois, a conquista de Luiz emocionou a família. Na arquibancada do Pavilhão Oceania, o pai e treinador do garoto, Ivan de Oliveira, filho de Servílio, gritava: "Igualou o avô! Igualou o avô!". "Estou muito feliz, é um sonho que consegui realizar. Cinquenta anos depois, conquistar a mesma medalha que ele, isso vai ficar para a história", comemorou Luiz, com os olhos marejados.

Luiz de Oliveira com o bronze no pescoço, 50 anos depois do avô, Servílio de Oliveira. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Crescer numa família de boxeadores garantiu que Luiz tivesse apoio desde o início na busca por seus sonhos. "Meu avô sempre me mostrou a medalha, e eu pequenininho via e não entendia muito, mas o tempo foi passando, fui entendendo e fui querendo uma igual. Ele sempre falou para mim que eu tinha condições de chegar no mesmo nível dele. Do jeito que a gente trabalha duro, a nossa família já vem do boxe, a gente já conhece o caminho a ser traçado", contou o jovem de 17 anos, que foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude.

"Estou muito feliz, é um sonho que consegui realizar. Cinquenta anos depois, conquistar a mesma medalha que ele, isso vai ficar para a história"
Luiz de Oliveira

Saber o caminho para o sonho, no entanto, não quer dizer que foi uma trajetória mais fácil. "Para chegar até aqui são muitos obstáculos, competições. É difícil, mas graças ao nosso trabalho a gente conseguiu conquistar o bronze", disse Luiz, que superou o irlandês Dean Patrick Clancy por decisão unânime dos juízes para garantir um lugar no pódio. Luiz já havia conquistado um bronze também no Mundial, na Hungria, em agosto, quando perdeu na semifinal para o britânico Ivan Price. Nos Jogos da Juventude, Price derrotou o tailandês Sarawut Sukthet (algoz do brasileiro na semi) e levou o ouro.

Orgulhoso de seu feito, o garoto nascido em São Caetano (SP) não vê a hora de chegar em casa para comemorar com a família. "Já estou me imaginando chegando em casa e mostrando para os meus irmãos a medalha. Todos sempre estiveram do meu lado nos momentos difíceis, minha família vai ficar muito feliz. Queria agradecer também a todos os brasileiros que torceram por mim", falou Luiz, que agora tem como meta participar dos Jogos Olímpicos adultos. "É o que quero. Cada vez crescer mais e alcançar mais conquistas".

Boxe - Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

Mateus Baeta, de Buenos Aires, na Argentina - rededoesporte.gov.br