Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lei de isenção de vistos para estrangeiros para 2016 é sancionada

Geral

25/11/2015 13h12

Jogos Rio 2016

Lei de isenção de vistos para estrangeiros para 2016 é sancionada

A medida dá aos ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores a autorização de liberar vistos ao turista estrangeiro que vier ao Brasil no período dos Jogos do Rio

1130 Cristo - Getty Images.jpg

Turistas estrangeiros que ingressarem no Brasil até 18 de setembro de 2016 estarão isentos do visto brasileiro. O projeto de Lei 149/15, que determina essa dispensa, foi sancionado nesta terça-feira (24.11) pela presidente Dilma Rousseff. O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) comemorou a aprovação e destacou sua importância para o crescimento do turismo no país.

“O turismo brasileiro ganhará um grande impulso com o incremento do fluxo turístico no período da Olimpíada. Tenho certeza de que o Brasil atrairá mais visitantes e, com isso, ganhará força para incrementar a economia nacional”, declarou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. O foco do governo é atrair principalmente turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália.

A medida, que vai facilitar a entrada de atletas e turistas internacionais que desejarem vir ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25.11). Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a medida deve aumentar em 20% no número de turistas internacionais esperados no país durante os meses de dispensa.

A decisão também foi exaltada pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “A lei beneficia todas as atividades ligadas ao turismo, representa uma vitória para o setor e vai movimentar destinos de todo o país. O próximo passo agora é elaborar a portaria”, afirmou o ministro.

Serão beneficiados aqueles que estiverem no Brasil até 18 de setembro de 2016 (data final dos Jogos Paralímpicos), com prazo de estadia limitado a 90 dias, improrrogáveis, a contar da data de primeira entrada em território nacional. O visitante não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Rio 2016.

Esforço conjunto

Desde que assumiu a Presidência da Embratur, Vinícius Lummertz tem defendido a dispensa do visto. Durante coletiva de imprensa na WTM Londres, realizada no começo de novembro, Lummertz, ao lado do ministro do Turismo, apresentou ampla defesa à isenção do visto para turistas estrangeiros.

“A aprovação dessa dispensa de visto é o início de um processo de ganho de competitividade para o turismo brasileiro. A queda da barreira do visto aliada ao bom momento do câmbio nos anima. Acredito que veremos uma Olimpíada como nunca antes realizada no mundo”, disse Lummertz.

Fonte:  Embratur, com informações do Ministério do Turismo