Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Larissa e Talita levam virada de Walsh e Ross e veem o bronze escapar

Volei de praia

18/08/2016 01h14

Vôlei de praia

Larissa e Talita levam virada de Walsh e Ross e veem o bronze escapar

Brasileiras começaram arrasadoras, mas momento ruim no segundo set acabou determinando a derrota em Copacabana

28951853212_03fc2d2a54_k.jpg
Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br

Larissa e Talita entraram em quadra na noite desta quarta-feira (17.08) com outra postura em relação ao dia anterior, quando perderam para as alemãs Ludwig e Walkenhorst e ficaram fora da final do vôlei de praia. Mas do outro lado estavam a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira April Ross, prata em Londres-2012. O jogo que valia a medalha de bronze até que começou bem para as brasileiras, com 21 a 17 no primeiro set e uma sequência impressionante de erros de Walsh.

Mas a alegria da torcida brasileira durou apenas até meados do segundo set, quando as americanas assumiram o controle da partida para não mais dar chances às adversárias. Walsh e Ross fecharam o segundo set em 21 a 17 e garantiram o bronze com um 15 a 9 no tie-break. Em seguida, as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst derrotaram Ágatha e Bárbara e ficaram com o ouro.

“Acho que a gente estava bem no jogo, nesse momento são os quatro melhores times do mundo, então você tem que estar muito focado para conseguir o resultado. Não foi o que a gente queria, claro que a gente queria uma medalha, mas eu estou muito feliz, fica um sentimento bom, de gratidão pelo público”, lamentou Larissa após a partida.

Para a jogadora, o quarto lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016 não apaga os dois anos e quatro meses de uma vitoriosa parceria. “São muitas vitórias, muitos aprendizados, muita coisa boa. Esse resultado não apaga tudo que a gente construiu, inclusive a confiança da torcida no nosso time. De 26 finais que disputamos, vencemos 20. Então tenho que agradecer também à Talita, por tudo que aprendi com ela”, completou.

Fotos: Roberto Castro/ brasil2016.gov.br

Para Talita, o mais frustrante é ter chegado tão perto da medalha e visto ela escapar. “Acho que hoje jogamos melhor que o outro time, mas não soubemos aproveitar. Estávamos na frente no segundo set, mas cometemos muitos erros. Mérito delas que conseguiram voltar para o jogo e reverter o placar. Não saio daqui com o objetivo alcançado. É claro que isso não apaga a história para chegar até aqui, mas feliz eu não saio. Talvez eu não consiga dar meus 100% em todos os momentos, mas isso não quer dizer que não tentei”, desabafou.

» Leia também: Ágatha e Bárbara ficam com a prata no vôlei de praia

Embora não veja possiblidades de a parceria chegar até Tóquio, Talita espera mais vitórias ao lado de Larissa. As duas já voltam às quadras para jogar o Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, na semana que vem, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. “Vamos jogar juntas até parar”, disse Larissa.

Muito felizes, as americanas comemoraram muito o terceiro lugar, mesmo não estando acostumadas ao bronze. Em quatro Olimpíadas que disputou no vôlei de praia, Kerri Walsh venceu três e agora ficou com o bronze. “Hoje foi bem difícil levantar para essa partida. Mas depois eu falei para mim mesma: ‘É uma honra ter outro dia para lutar pelo que você quer’. Foi um dos melhores momentos da minha carreira”, disse a norte-americana de 38 anos. 

Walsh e Ross comemoraram muito o bronze em Copacabana. Foto: Roberto Castro/ brasil2016.gov.br

O jogo

Larissa e Talita saíram na frente quando o jogo começou, mas logo Walsh e Ross equilibraram e a partida seguiu muito parelha até os 9 a 9. Com um ponto de Talita, as brasileiras conseguiram abrir 12 a 10. Depois, Walsh cometeu três erros seguidos, e as brasileiras fizeram 17 a 12, encaminhando a vitória na primeira parcial. No fim do set, saque para fora de Walsh e 19 a 14 no placar a favor do Brasil. As brasileiras ainda desperdiçaram algumas chances, antes de fechar em 21 a 17.

No segundo set, as brasileiras conseguiram abrir dois pontos quando Walsh errou uma recepção em saque de Larissa: 5 a 3. O Brasil manteve a vantagem e até fez 13 a 10. A essa altura, parecia que o bronze estava muito perto. Mas foi aí que as americanas começaram sua reação. Primeiro encostaram em 13 a 12, depois viraram para 15 a 14. A partir daí, Walsh e Ross não erraram mais e fecharam em 21 a 17. 

No tie-break, o jogo ficou equilibrado até os 6 a 6, mas então as americanas abriram dois pontos. Depois, para piorar, Talita foi bloqueada e as americanas fizeram 11 a 8, encaminhando o bronze. Ainda houve tempo para um rali espetacular, que acabou em ponto das americanas, praticamente selando a derrota brasileira: 13 a 9. Talita ainda foi bloqueada mais uma vez e o bronze ficou mesmo com os Estados Unidos. Quarta medalha de Kerri Walsh em Olimpíada. 

Galeria de fotos das disputas de medalhas do vôlei de praia feminino (disponíveis para uso editorial gratuito, desde que creditadas para Roberto Castro/brasil2016.gov.br)

Rio 2106- Vôlei de Praia - 17/08/2016

 

Mateus Baeta - brasil2016.gov.br