Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Judô garante mais duas medalhas ao Brasil na Universíade

Geral

22/08/2017 15h49

Universíade

Judô garante mais duas medalhas ao Brasil na Universíade

Eleudis Valentim conquistou a prata na categoria até 52kg. Tamires Crude ficou com o bronze na até 57kg

Universíade Taipei 2017

Assim como ocorre no ambiente olímpico, o judô é um dos carros-chefes brasileiros na Universíade. No terceiro dia de competições em Taiwan, a equipe nacional conquistou mais duas medalhas. Uma prata com Eleudis Valentim, na categoria até 52kg, e um bronze com Tamires Crude, até 57kg. Com isso, o país já soma quatro pódios na modalidade, levando em conta o ouro de Bárbara Timo e o bronze de Vinícius Panini, conquistados na segunda-feira.

Eleudis iniciou a competição já nas oitavas de final. Enfrentou Gantsetseg Ganbold, da Mongólia, e venceu por ippon. Na luta seguinte, novo ippon diante da chilena Judith Carla Gonzalez. Já na semifinal foi a vez de Valentim enfrentar a italiana Giulia Pierrucci, vencendo-a por um wazari.

Tamires e Eleudis com as medalhas conquistadas nesta terça, em Taiwan. Foto: CBDU/Be Nice Films

A final foi contra a japonesa Rina Tatsukawa. Nos quatro minutos regulamentares, empate sem golpes para nenhum lado, e uma punição para a japonesa. Na antiga regra, o ouro seria da brasileira, mas agora os shidos não servem para definir as lutas. No Golden Score, aos 48 segundos, Tatsukawa levou a melhor e conseguiu encaixar um ippon.

“Eu estava muito focada para a competição. Fiquei a semana inteira me imaginando no pódio. Treinei muito, pois sabia que essa competição era forte, em nível mundial. É um passo para minha carreira, para as Olimpíadas. Estou muito contente com o resultado. Queria o ouro, mas vou dormir contente com a prata”, disse a atleta brasileira. 

Tamires Crude, por sua vez, iniciou o dia contra Khulan Tseregbaatar, da Mongólia. Em uma luta difícil, truncada e sem golpes no tempo normal, as duas foram para o Golden Score e Tamires venceu com um wazari. Na luta seguinte, batalha diante da anfitriã, de China Taipei, Hsin-Yun Lee. A brasileira aplicou um ippon. Depois, ao enfrentar a japonesa Yui Murai, Tamires perdeu por um wazari. Assim, seguiu para a repescagem. No caminho rumo ao bronze, superou a ucraniana Nataliya Ilkiv e a alemã Anne Sophie Schmidt, com wazaris. Na luta pela medalha, foi melhor que a italiana Anna Righetti no Golden Score.

“Essa competição tem um nível muito forte. Eu esperava mais de mim, mas gostei, pois fiz uma competição boa. Essa última luta, eu não estava bem. Eu não consegui fazer muita coisa e, mesmo ela estando com dois shido de vantagem, fomos para o Golden, quando consegui vencer. Agora quero a medalha olímpica”, avisou Tamires.

22082017_Leonardo_De_Deus.jpeg
Leonardo de Deus: quinto melhor tempo nas semifinais do 200m borboleta. Foto: CBDU/Be Nice Films

Na natação, duas finais

Já nas piscinas, Larissa Oliveira foi a quinta melhor nos 100m livre. Depois de um acidente em março, que deixou a atleta afastada das piscinas, ela celebrou o retorno: “É gratificante estar de volta. Não é fácil a vida de atleta e quando a gente tem uma pausa na carreira é muito sofrido”, afirmou.  “Estou feliz com essa final. Queria uma medalha, mas saio satisfeita. Não tenho o que reclamar da minha prova e da minha preparação. Só agradeço a todos que estão comigo”, afirmou.

Leonardo de Deus também garantiu vaga para o Brasil na final desta quarta-feira, com o quinto lugar na semifinal dos 200m borboleta, sua melhor prova. Os dois atletas disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Leonardo Dalla, de Taipei, rededoesporte.gov.br

Universíade Taipei 2017 - Rodapé