Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Judô brasileiro estreia no Grand Slam de Osaka com quinto lugar de Eric Takabatake

Judô

23/11/2018 10h53

Judô

Judô brasileiro estreia no Grand Slam de Osaka com quinto lugar de Eric Takabatake

Gabriela Chibana, Jessica Pereira e Phelipe Pelim também lutaram no primeiro dia da competição, mas não brigaram por pódio

A seleção brasileira de judô desembarcou no Japão no início da semana para a fase final de preparação para o Grand Slam de Osaka, no Japão, penúltima etapa do ano e classificatório para o World Masters de Gwangzhou, na China. Depois de uma primeira parada em Hamamatsu, a equipe partiu para a cidade de Osaka, onde estreou na competição nesta sexta-feira (23.11). Entre os quatro brasileiros que lutaram nos pesos mais leves, Eric Takabatake (60kg) teve o melhor desempenho, terminando em quinto lugar. Gabriela Chibana (48kg), Jessica Pereira (52kg) e Phelipe Pelim (60kg) não chegaram às lutas por medalhas.

Eric_Osaka.jpg
Foto: Gabriela Sabau/IJF

Takabatake começou vencendo o holandês Tornike Tsjakadoea e, em seguida, superou o sul-coreano Jaehyeon Kim. Nas quartas de final, contudo, acabou derrotado pelo japonês Yuma Oshima, seguindo para a repescagem. Nessa etapa, um confronto entre brasileiros tirou a chance de pódio de Phelipe Pelim e colocou Takabatake na briga pelo bronze. Porém, diante de Jin Won Kim, da Coreia do Sul, o brasileiro levou um ippon e terminou em quinto lugar.

Assim como Pelim, a meio leve Jéssica Pereira também caiu na repescagem diante da japonesa Chishima Maeda, e terminou em sétimo lugar. Gabriela Chibana (48kg) estreou com vitória diante de Jun-Ying Gao, de Taipei, mas foi derrotada nas oitavas de final pela francesa Melanie Clement.

Domínio asiático

Com a possibilidade de inscrever até quatro atletas por categoria, os donos da casa sobraram no quadro de medalhas e abriram o evento conquistando dez pódios. Todas as quatro categorias disputadas no primeiro dia (48kg, 52kg, 60kg e 66kg) foram vencidas por japoneses. Funa Tonaki (48kg), Uta Abe (52kg), Ryuju Nagayama (60kg) e Joshiro Maruyama (66kg) foram os responsáveis pelas quatro execuções do hino nacional do Japão em Osaka nesta sexta.

Maioria entre os inscritos, os judocas asiáticos dominaram as disputas. Das 16 medalhas em jogo, 13 foram conquistadas por atletas do Japão, da Coreia do Sul e da Mongólia. Apenas três europeus subiram ao pódio: os russos Yago Abuladze, prata no ligeiro (60kg) e Aram Grigoryan, bronze no meio-leve (66kg), além da francesa Amandine Buchard, bronze no meio-leve (52kg).

Próximas lutas

Neste sábado (24), outros cinco judocas da equipe nacional lutarão no Japão: Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg), Rafaela Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg). Já no domingo (25), último dia do torneio, será a vez de Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva "Baby" (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Rafaela Silva, Maria Portela e Baby são os únicos que já subiram ao pódio do Grand Slam japonês. Baby tem duas pratas e um bronze, Rafaela tem três bronzes e Portela tem um bronze. A etapa é uma das mais tradicionais do Circuito Mundial de Judô e é realizada anualmente na cidade de Tóquio que, por conta dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2020, não sediou o evento neste ano. 

A competição na terra natal do Judô é também uma das mais duras do ano e distribuirá até 1.000 pontos no ranking Federação Internacional de Judô (FIJ) para a classificação olímpica.

Programação

Sábado (24.11)
Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg), Rafaela Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg)

Domingo (25.11)
Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva "Baby" (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Horários
(de Brasília)
22h - Preliminares
5h30 - Bloco Final

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)