Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Olímpicos de Inverno terão igualdade de gênero pela primeira vez

Geral

06/12/2018 10h19

LAUSANNE 2020

Jogos Olímpicos de Inverno terão igualdade de gênero pela primeira vez

Edição juvenil do evento será realizada em Lausanne, na Suíça, em 2020

Pela primeira vez, uma edição do Jogos Olímpicos de Inverno contará com um programa esportivo com total igualdade de gênero. Será em 2020, em Lausanne, na Suíça, na versão juvenil da competição. Em outubro deste ano, os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, realizados em Buenos Aires, na Argentina, foram a primeira edição das Olimpíadas a contar com o mesmo número de atletas homens e mulheres.

Os Jogos da Juventude sempre tiveram o objetivo de buscar inovação. No ano passado, o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou uma série de mudanças para os Jogos de Inverno, que incluirão mais jovens atletas, mais mulheres e mais eventos novos em Lausanne.

lausannethumbnail3x2.jpg
Foto: COI/Divulgação

Quase 1.900 atletas são esperados na cidade suíça, e o programa da competição contará com o maior número de eventos femininos e com o maior número de atletas mulheres que a competição juvenil de inverno já teve.

Para acomodar mais atletas, foi estabelecido um sistema de estadias em dois grupos, com permanência mais curta do que o habitual. Assim, os Jogos poderão receber mais participantes, prolongando a duração da competição em apenas três dias e sem a necessidade de camas adicionais.

Além de igualar o número de homens e mulheres competindo por medalhas, algumas novas disciplinas foram acrescentadas ao programa para refletir o aumento da participação feminina. Pela primeira vez, por exemplo, a competição incluirá a disputa de hóquei no gelo 3x3 de nacionalidade mista (com cada equipe com três meninos e três meninas), de duplas femininas no luge e de um evento combinado feminino no esqui nórdico.

Fonte: Comitê Olímpico Internacional (COI)