Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe celebram a união de jovens atletas de países de língua portuguesa

Atletismo

21/07/2018 20h33

Desporto Escolar

Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe celebram a união de jovens atletas de países de língua portuguesa

País africano recebe pela primeira vez o evento. Brasil participa com 28 estudantes

Jovens atletas dos noves países lusófonos do planeta estão reunidos na cidade de São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para as competições da 11ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A cerimônia de abertura do evento tomou conta do Estádio Nacional 12 de Julho neste sábado (21.07) e o encerramento será no dia 28.

Os são-tomenses recebem delegações sub-17 de Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, que tentarão ganhar as medalhas em cinco modalidades: atletismo, basquete 3x3, futebol, vôlei de praia e taekwondo. Logo após a cerimônia, a torcida acompanhou a partida de futebol entre a seleção local e a de Angola. O placar foi elástico: 7 x 0 para os angolanos.

saotome_21jul2018_cerimonia_abelardomendesjr11302.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar é a responsável pela delegação brasileira, que conta com 29 atletas. "Seria um número maior, mas atrasos decorrentes de uma pane nos radares aéreos em São Paulo impediram que atletas do taekwondo chegassem ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para seguirem em um voo para a África", explica o chefe de Missão do Brasil nos Jogos da CPLP, Roberto Mourão, o primeiro da delegação a chegar ao país insular, localizado na costa oeste da África.

Pouco depois da cerimônia de abertura pousou na ilha o avião que trouxe os estudantes que representarão o Brasil no vôlei de praia (masculino e feminino), basquete 3x3 (feminino) e atletismo (masculino e feminino). Os 18 jogadores do time de futebol desembarcarão em São Tomé neste domingo.

saotome_liceu_bandeiras_abelardomendesjr_1130.jpg
A reforma do Liceu Nacional de São Tomé é um dos legados dos Jogos para o pequeno país. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O evento

Os Jogos da CPLP foram criados para reforçar a solidariedade entre cidadãos dos países da Comunidade, na busca de legados sociais, além de promover a reabilitação de algumas infra-estruturas esportivas e escolares das cidades que os recebem. No caso de São Tomé, o governo de Portugal e a CPLP financiaram a reforma do Liceu Nacional, entidade de ensino médio que servirá como alojamento para os atletas-estudantes.

O evento vem sendo realizado desde 1992. A partir de 2008, quando o Rio de Janeiro organizou os Jogos, a periodicidade de dois em dois anos ficou estipulada pelos ministros da Juventude e do Desporto dos países-membros. A próxima edição, em 2020, será no Timor-Leste, único país da Comunidade na Ásia.

sao_tome_infografico.jpg

 

Edições anteriores dos Jogos da CPLP

1992 - Lisboa (Portugal)
1995 - Bissau (Guiné Bissau)
1997 - Maputo (Moçambique)
2002 - Praia (Cabo Verde)
2005 - Luanda (Angola)
2008 - Rio de Janeiro (Brasil)
2010 - Maputo (Moçambique)
2012 - Mafra (Portugal)
2014 - Luanda (Angola)
2016 - Praia (Cabo Verde)

Música-tema dos Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe

Idioma como instrumento de união

Criada em 1996 com o objetivo de promover o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros, a CPLP é integrada por nove estados soberanos, espalhados por cinco continentes: Brasil (América); Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique (África); Portugal (Europa); e Timor-Leste (nação transcontinental, entre a Ásia e a Oceania).

Na terça e quarta (17 e 18.07), a Ilha do Sal, em Cabo Verde, recebeu a 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na ocasião, o Brasil transmitiu a presidência rotativa da comunidade para Cabo Verde. A presidência brasileira na CPLP começou em novembro de 2016, com o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Houve 13 reuniões ministeriais no Brasil, além de encontros de técnicos e autoridades nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, governo digital e meio ambiente.

Leia no site do Ministério do Esporte:

» Reunidos em São Tomé e Príncipe, ministros de Esporte das nações lusófonas confirmam Timor-Leste como sede dos Jogos da CPLP em 2020

Abelardo Mendes Jr, de São Tomé, em São Tomé e Príncipe - rededoesporte.gov.br