Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Japão apresenta a tocha dos Jogos de 2020, inspirada na flor de cerejeira

Geral

20/03/2019 11h05

Tóquio 2020

Japão apresenta a tocha dos Jogos de 2020, inspirada na flor de cerejeira

Revezamento terá início em 26 de março de 2020, no centro de treinamento de futebol da J-Village, em Fukushima, área afetada pelo terremoto seguido de tsunami em 2011

 

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 apresentou nesta quarta-feira (20.03) o designo e o protótipo da tocha olímpica. Com 71cm e 1,2kg, o objeto tem tons em dourado e rosa e formato de uma flor de cerejeira estilizada, com cinco pétalas. O símbolo olímpico foi projetado de modo que as cinco chamas se encontrem, quando acesa.

O comitê nomeou a cor sakura e ouro - sakura significa flor de cerejeira em japonês. A tocha é trabalho do designer Tokujin Yoshioka. A cerejeira é o símbolo do Japão e floresce em distintos períodos do ano, do sul ao norte do país. São mais de 200 tipos.

#pracegover: Fotos retratam estilizações da flor de cerejeira e o design da tocha dos Jogos Tóquio 2020, que tem cinco "pétalas" e tons de dourado com o rosa da  planta símbolo do Japão
Inspiração para a criação da tocha foi a flor de cerejeira, símbolo do Japão. Fotos: Tóquio 2020

#pracegover: imagem retrata a tocha olímpica brilhando
Ideia dos organizadores é que a tocha brilhe ao contato com a luz do sol, e que simbolize o brilho de cada condutor da chama. Foto: Tóquio 2020

A tocha olímpica é feita de alumínio, com 30% de material reciclado de resíduos de construção de habitações temporárias de Iwate, Miyagi e Fukushima, destinadas a pessoas que perderam suas casas no terremoto seguido de tsunami de 2011.

Yoshioka disse que, quando trabalhou na confecção do símbolo, pensou nas pessoas afetadas pelo desastre, na recuperação mental e no desejo de paz. Segundo ele, a tocha foi projetada para brilhar com a luz do sol. De acordo com o designer, a expectativa é que os atletas que farão o revezamento da tocha "brilhem e criem um caminho de esperança" por onde passarem. O revezamento terá início em 26 de março de 2020, no centro de treinamento de futebol da J-Village, em Fukushima.

A tocha percorrerá todas as 47 prefeituras do Japão durante o período de 121 dias que antecede a cerimônia de abertura, agendada para 24 de julho de 2020.

Para todos

O peso e a empunhadura da tocha foram especialmente produzidos para assegurar que seja fácil para qualquer um conduzir, independentemente de idade ou gênero.

Especificações:
Tamanho: 71 centímetros
Peso total: 1,2 quilos
Cor: dourado com tons de rosa inspirados na flor de cerejeira
Material principal: alumínio (sendo que aproximadamente 30% foram aproveitados de residências temporárias edificadas na época da reconstrução das cidades afetadas pelo terremoto e tsunami de 2011)

Fontes: Tóquio 2020 e Agência Brasil