Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jane Karla assume a liderança do ranking mundial de tiro com arco paralímpico

Tiro com arco paralímpico

11/06/2018 17h03

TIRO COM ARCO PARALÍMPICO

Jane Karla assume a liderança do ranking mundial de tiro com arco paralímpico

Brasileira está na ponta da listagem pela primeira vez após faturar, na Itália, a European Para-Archery Cup

Dia 23 de julho do ano passado. Nessa data, a brasileira Jane Karla Gogel comemorava a conquista da etapa da República Tcheca da European Para-Archery Cup, título que a tiraria da 11ª colocação no ranking internacional e a colocaria entre as três melhores do mundo no arco composto do tiro com arco paralímpico. Na época, a comemoração já foi intensa, mas ela avisou: "Quero melhorar ainda mais". E conseguiu. Na última semana, Jane novamente levou a melhor em uma etapa da competição, desta vez na Itália, e, com o resultado, assumiu, pela primeira vez, a liderança do ranking mundial.

JaneKarla_Itlia.jpeg
Foto: Arquivo pessoal

"Foi a realização de um dos meus sonhos no esporte. Foram etapas. Fiquei em terceiro, depois em segundo e, desta vez, 'primeirão'", comemora a atleta, de 42 anos. "É uma sensação boa, de que o trabalho está dando resultado. A gente vem trabalhando bastante. Se Deus quiser, ainda vou realizar outros sonhos. A gente nunca para de sonhar", afirma, descrevendo, de imediato, quais outros sonhos são esses: "Uma medalha paralímpica e uma mundial. É bom ouvir nosso hino, ver nossa bandeira subindo", empolga-se.

No ano passado, Jane chegou a disputar dois campeonatos mundiais seguidos. Em setembro, no mundial paralímpico da modalidade, terminou em nono depois de cair nas oitavas de final. Já em outubro, disputou o mundial de arco composto, com atletas sem deficiência. "Passei na primeira rodada, depois peguei uma atleta muito forte, alemã, que ficou com o bronze. Foi uma experiência boa. A gente sempre aprende alguma coisa, e depois tenta melhorar o que errou", ensina. A prova não faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.

Para assumir o topo do ranking, Jane venceu neste ano as etapas de Dubai e, agora, de Ólbia, na Itália. Em julho, retorna à República Tcheca, onde espera repetir o desempenho do ano passado. "Quando a gente faz o que gosta, os resultados vêm. Eu me dedico 100% ao esporte em busca dos resultados. Só tenho a agradecer o apoio que o Ministério do Esporte tem me dado, por me acompanhar e dar suporte desde a época do tênis de mesa. Sem isso eu talvez nem fosse atleta", conta a goiana, contemplada com a Bolsa Pódio do governo federal.

Antes de iniciar no tiro com arco, Jane Karla competia pela equipe brasileira de tênis de mesa, e chegou a disputar os Jogos Paralímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012. Em 2015, migrou para o tiro com arco e já levou o título dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. No Rio 2016, faltou pouco para o pódio: a brasileira perdeu nas quartas de final para a chinesa vice-campeã mundial Yueshan Lin. Agora, Jane mora na Europa, para ficar mais perto das competições internacionais, e já pensa em um novo capítulo em sua carreira. "Por enquanto vou ficar aqui, e com foco total em Tóquio", avisa.

Ana Cláudia Felizola – rededoesporte.gov.br