Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ivan Monteiro surpreende e Brasil terá três atletas na final da Liga Mundial de Street

Geral

12/01/2019 21h30

Skate

Ivan Monteiro surpreende e Brasil terá três atletas na final da Liga Mundial de Street

Paulista veio do qualifying e se garantiu entre os quatro classificados na semifinal, ao lado de dois americanos e um francês. Na decisão deste domingo, eles se unem a outros quatro atletas pré-qualificados, entre eles os brasileiros Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler

A final masculina da Liga Mundial de Skate, neste domingo, a partir das 18h, terá três brasileiros entre os oito competidores. Na semifinal disputada na noite de sábado, na Arena Carioca 1, o paulista Ivan Monteiro, de 21 anos, que vinha do qualifying, surpreendeu atletas tarimbados e somou 34,5 pontos. A performance permitiu que ele terminasse com a quarta colocação entre os 30 atletas no páreo, a última que valia vaga na decisão no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

ivan_monteiro11.jpeg
Na semifinal, Ivan acertou uma série de manobras de alto grau de dificuldade. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

ivan_monteiro1.jpg
Ivan Monteiro vai disputar pela primeira vez uma final de Liga Mundial de street. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

"Eu saí do Brasil há dois anos em busca de um sonho de participar da Street League. Em 2018 comecei a disputar e hoje estou chegando em uma final de Super Crown. Estou realmente sem palavras. É muita felicidade. O mais difícil já consegui. Agora é só curtir esse momento", afirmou o atleta paulista de São Bernardo, que pratica a modalidade há 11 anos e vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, cidade que é uma das referências mundiais do skate street.

À frente de Ivan ficaram o francês Aurelién Giraud (35.5), que também veio do qualifying e está pela primeira vez no Brasil, e os experientes americanos Nyjah Huston (35.5) e Mark Suciu (34.9). "Foi incrível! Consegui acertar tudo o que tentei. Mesmo com a ansiedade e a emoção mantive a concentração e estou classificado pela primeira vez", comentou Giraud.

"Eu saí do Brasil há dois anos em busca de um sonho de participar da Street League. Em 2018 comecei a disputar e hoje estou chegando em uma final de Super Crown. Estou realmente sem palavras"
Ivan Monteiro

Além dos quatro classificados na semifinal, juntam-se na disputa pelo troféu quatro outros pré-qualificados por ranking da Liga Mundial de Skate: o paulista Kelvin Hoefler, o brasiliense Felipe Gustavo, o americano Chris Joslin e o japonês Yuto Horigome.

Felipe e Kelvin são integrantes da categoria pódio, a mais alta do programa Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O skate passou a integrar o programa do governo federal em 2018, em função do fato de a modalidade ter se tornado olímpica. A estreia do esporte será nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2020. A previsão é de que haja 40 atletas na disputa, 20 no masculino e 20 no feminino, com a limitação de até três skatistas por país. A final da Liga Mundial no Brasil é o primeiro torneio a contar pontos para a corrida que define os qualificados para o megaevento japonês. 

Quase lá

Outros três brasileiros disputaram a fase semifinal. O jovem cearense Lucas Rabelo, de 20 anos, bateu na trave com uma apresentação consistente e ficou em sexto. Paulista de Jaguariúna, Tiago Lemos trouxe para a pista todo o seu repertório de manobras altas e de alto grau de dificuldade. O atleta de 27 anos levantou o público em vários instantes e conseguiu um 9.2 em uma das parciais, a nota mais alta da semifinal, mas não encaixou todas as manobras e acabou ficando fora da disputa final. O mesmo ocorreu com o gaúcho de Novo Hamburgo Carlos Ribeiro, de 27 anos.

Pelo regulamento da competição, cada atleta tem direito a duas descidas livres de 45 segundos na pista e a mais cinco tentativas de manobras em obstáculos específicos. A soma final das notas leva em conta as quatro melhores performances entre as sete oportunidades de apresentação. 

tiago_lemos.jpg
Tiago Lemos obteve a melhor nota da noite, um 9.2, mas não encaixou muitas das manobras que tentou. Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

OS OITO FINALISTAS

Classificados via semifinal
1º Aurélien Giraud (FRA) - 35.5 pontos
2º Nyjah Huston (EUA) - 35.5
3º Mark Suciu (EUA) - 34.9
4º Ivan Monteiro (BRA)- 34.5

Pré-qualificados por ranking
Felipe Gustavo (BRA)
Kelvin Hoefler (BRA)
Chris Joslin (EUA)
Yuto Horigome (JAP)

PROGRAMAÇÃO
Domingo (13.01)
14h - abertura de portões para o público
14 às 15h - Treino feminino
15 às 16h30 - Final feminina
17 às 18h - Treino masculino
18 às 19h30 - Final masculina

Gustavo Cunha, do Rio de Janeiro - rededoesporte.gov.br