Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano vence mais uma, garante medalha e brigará por vaga na final na Áustria

Atletismo

16/11/2019 16h15

Tênis de mesa

Hugo Calderano vence mais uma, garante medalha e brigará por vaga na final na Áustria

Brasileiro fez ótima partida nas quartas, diante do japonês Koki Niwa, e encara chinês Zhao Zihao na manhã deste domingo. Se vencer, disputa a final em Linz no mesmo dia

Hugo Calderano é semifinalista do Aberto da Áustria, a última competição Platinum da temporada 2019 do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Na tarde deste sábado (16.11), em Linz, o brasileiro derrotou o japonês Koki Niwa, número 11 do mundo, por 4 sets a 2 (7/11, 11/9, 11/1, 14/12, 9/11 e 11/8).

Calderano mais uma vez consolida sua posição de número seis do mundo. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

"Gosto de atuar aqui na Áustria. Estou ansioso para este confronto. O Zihao vem jogando bem ultimamente. Nunca joguei contra ele, mas acredito que será difícil"
Hugo Calderano 

Na semifinal, o brasileiro vai encarar o chinês Zhao Zihao, 41° do ranking mundial, neste domingo (17.11), a partir das 7h50 (de Brasília). Zihao vem em campanha consistente na Áustria. Iniciou no qualifying e deixou para trás adversários melhor ranqueados, em especial o também chinês Lin Gaoyuan, 3º mundo

Se passar pela semifinal, Calderano decidirá o título pouco depois, a partir das 14h, contra o vencedor do confronto entre o alemão Timo Boll (oitavo do mundo) e o chinês Fan Zhendong (primeiro da listagem da ITTF).

O brasileiro começou bem a partida. Abriu 3 x 0 no placar, mas Niwa passou a explorar todos os erros do adversário e virou para 9 x 3. Calderano ainda reagiu, mas o japonês fechou a primeira parcial em 11 x 7. No segundo set, o jogo do número 6 do mundo encaixou e ele empatou o confronto.

49074399536_6f9c54efe8_k.jpg
Adversário de Hugo na semifinal, o chinês Zhao Zihao deixou para trás vários favoritos. Foto: ITTF

Com atuação praticamente perfeita e um adversário pouco inspirado, Calderano fez 11 x 1 no terceiro set. Na quarta parcial, Niwa voltou ao jogo, não se deu por vencido quando o brasileiro já tinha set point a favor e levou o confronto para o desempate. Calderano conseguiu ser preciso e fechou em 14 x 12.

"O quarto set foi muito importante para mim, pois abri 3 sets a 1. Era um jogo complicado, pois ele poderia mudar todo o tom do confronto", disse Hugo, após a partida. Niwa iniciou arrasador no quinto set, abrindo larga vantagem de 6 x 0. O brasileiro voltou a acertar, chegou a evitar cinco set points do japonês, mas era tarde: 3 x 2. Na sexta parcial, Calderano mostrou todo seu repertório, tanto no ataque quanto defensivamente. Chegou a abrir 10 x 4 no placar. Niwa evitou quatro match points, mas não conseguiu frear o brasileiro, que fechou a partida.

Após o duelo, Calderano também falou sobre o Aberto em Linz e o próximo adversário na competição: "Gosto de atuar aqui na Áustria. Estou ansioso para este confronto da semi. O Zihao vem jogando bem ultimamente. Nunca joguei contra ele, mas acredito que será bem difícil", projetou.

Corrida olímpica

O resultado na Áustria é importante na estratégia de Hugo Calderano para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Número seis do mundo, o brasileiro precisa se manter no bloco dos melhores do mundo para garantir-se como um dos cabeças de chave principais do torneio olímpico. Se conseguir isso, ele evita confrontos precoces contra chineses, em geral os melhores do mundo, na chave individual da competição.

Hoje, Calderano é o melhor não asiático da listagem da ITTF. À frente dele estão quatro chineses e o japonês Tomokazu Harimoto, que foi eliminado nas oitavas em Linz. Como o torneio olímpico só permite a participação de dois atletas por país na chave individual, a atual posição no ranking garante a Calderano a chance de entrar em Tóquio como o cabeça de chave número quatro.

O Brasil já conquistou, também, vagas olímpicas para as disputas por equipes masculinas e femininas. A definição dos nomes que vão compor a seleção brasileira em Tóquio vai depender da posição dos atletas no ranking mundial e de critérios técnicos. A convocação virá em meados de 2020.

Hoje, no masculino, o Brasil tem cinco atletas entre os 100 melhores do mundo. Além de Calderano, estão na lista Gustavo Tsuboi (28º), Vitor Ishiy (77ª), Thiago Monteiro (78º) e Eric Jouti (85º). No feminino, o destaque é Bruna Takahashi, 51ª colocada, seguida por Jessica Yamada (148ª), Caroline Kumahara (152ª) e Bruna Alexandre (296ª), esta última medalhista nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, que também disputa competições olímpicas. 

Rededoesporte.go.br, com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)