Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano estreia com vitória no Aberto da Áustria, em Linz

Tenis de mesa

14/11/2019 14h05

Tênis de mesa

Hugo Calderano estreia com vitória no Aberto da Áustria, em Linz

Brasileiro superou o norte-americano Jha Kanak por 4 sets a 2 e terá pela frente, nas oitavas, nesta sexta, o sul-coreano Jeoung Youngsik, número 21 do mundo

Atualizada às 17h50

O brasileiro Hugo Calderano venceu o primeiro desafio no Aberto da Áustria, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, o principal nível de torneios do Circuito. Nesta quinta-feira (14), em Linz, ele bateu o norte-americano Jha Kanak por 4 sets a 2 (11/9, 8/11, 8/11, 11/5, 11/3 e 11/5).

Calderano conseguiu nos sets decisivos impor o jogo que o levou à sexta posição no ranking mundial. Foto: Abelardo Medes Jr./ rededoesporte.gov.br

Com isso, o sexto melhor jogador do ranking mundial está classificado para as oitavas de final do torneio individual masculino. Nesta sexta-feira, a partir das 10h (de Brasília), Hugo terá pela frente o sul-coreano Jeoung Youngsik, que venceu o alemão Patrick Franziska, número 16 do mundo, por 4 sets a 2.

47933803733_683d2f84a2_k.jpg
O sul-coreano Jeoung Youngsik é o adversário de Hugo Calderano nesta sexta, na Áustria. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

Quem vencer o duelo terá pela frente, nas quartas de final, quem se sair melhor do confronto entre o japonês Koki Niwa, 11º do mundo, e o sueco Mattias Falck, nono na listagem e vice-campeão no Mundial disputado em abril, em Budapeste, na Hungria.

O jogo do brasileiro na estreia começou como previsto. Diante de um dos maiores talentos da nova geração, de apenas 19 anos, Calderano teria de mostrar toda a sua qualidade para sair vitorioso. O primeiro set foi bem equilibrado, com o brasileiro tendo certo controle da partida e fechando em 11 x 9.

"Felizmente, ele se empenhou bastante para achar um nível de foco alto a partir do quarto set. Os saques tiveram mais qualidade, ele conseguiu se impor na recepção e botou pressão na primeira bola"
Jean-René Mounie, técnico de Hugo Calderano

Na segunda parcial, Kanak começou explorando os erros do brasileiro, abriu vantagem de 4 x 0 e conseguiu fechar em 11 x 8. Calderano foi para o terceiro set disposto a impor seu jogo. Atuando de forma bem agressiva, chegou a abrir 5 x 1, mas logo depois permitiu o empate e a virada do norte-americano.

Em desvantagem, o brasileiro passou a trazer todo o seu repertório a partir do quarto set. Com um jogo muito intenso, Calderano foi absoluto, venceu a parcial, atropelou no quinto set e manteve o ritmo forte no sexto, finalizando o confronto por 4 x 2.

"A partida foi dura até 2 x 2. Jha Kanak jogou muito bem, como foi durante as fases eliminatórias. O Hugo começou ganhando o primeiro set, mas não achou o ritmo. Felizmente, ele se empenhou bastante para achar um nível de foco alto a partir do quarto set. Os saques dele tiveram mais qualidade, conseguiu impor a chiquita na recepção e botou mais pressão com a primeira bola. É sempre complicado ganhar na primeira rodada, e ele conseguiu mais uma vez", analisou o técnico Jean-René Mounie.

Dupla

Os brasileiros Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy caíram nas oitavas de final do torneio de duplas masculino, apesar de realizarem uma boa partida contra os sul-coreanos Jeoung Youngsik e Lee Sangsu, líderes do ranking mundial de duplas, com direito inclusive a um set arrasador dos brasileiros. O placar final foi de 3 x 1 para os adversários (8/11, 8/11, 11/2 e 6/11).

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa