Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grand Prix Final de Taekwondo encerra período de classificação para Tóquio

Taekwondo

05/12/2019 18h11

Taekwondo

Grand Prix Final de Taekwondo encerra período de classificação para Tóquio

Maicon Andrade, Ícaro Miguel, Edival Pontes, Paulo Ricardo Melo, Talisca Reis e Milena Titoneli disputam última competição válida para classificação direta na Rússia

Seis brasileiros vão busca dos últimos pontos no ranking olímpico do taekwondo nos dias 6 e 7 de dezembro, no Grand Prix Final, em Moscou. Entre os 128 atletas de 42 países na Rússia, estão os brasileiros Maicon Andrade, Ícaro Miguel, Edival Pontes, Paulo Ricardo Melo, Talisca Reis e Milena Titoneli. Os cinco primeiros colocados do ranking, ao final da temporada 2019, têm vaga garantida em Tóquio. Mais uma vaga é destinada ao vencedor do Grand Slam Champions Series. Se o campeão estiver classificado pelo ranking, o sexto colocado também garante uma vaga.

taekwondo3x2.jpg
Foto: CBTKD

Maicon Andrade (8º colocado na categoria +80kg), Ícaro Miguel (9º colocado -80kg) e Edival Pontes (10º colocado na categoria -68kg) seguem com mais chances matemáticas de classificação pelo ranking olímpico. Paulo Ricardo Melo (14º colocado na categoria – 58kg), Talisca Reis (12ª colocada na categoria -49kg) e Milena Titoneli (13ª colocada na categoria -67kg) completam a equipe e também buscam os importantes pontos, assim como brigarão pelas vagas olímpicas no evento qualificatório das Américas.

"Sabemos das dificuldades e do nível do evento, mas o Brasil chega forte. Nossos atletas irão enfrentar os adversários que são 'número 1' no mundo, mas estamos trabalhando e estudando para que possamos representar o país da melhor forma possível, como em todas as competições. A CBTKD e os técnicos estão se empenhando ao máximo para conquistar as classificações para o país", comentou o treinador da equipe brasileira, Clayton dos Santos.

Diego Ribeiro também analisou o torneio como um dos mais disputados da temporada, mas segue confiante no desempenho da equipe, destacando a possibilidade de uma nova marca histórica do taekwondo brasileiro no evento internacional.

"Essa temporada foi a melhor da história do taekwondo brasileiro e temos grandes chances de alcançar nosso melhor resultado em Grand Prix Final. A competição é difícil porque define a vaga olímpica. Todos vão buscar o máximo", comentou o treinador da seleção Diego Ribeiro.

Nesta quinta-feira, após a pesagem obrigatória, serão sorteadas e divulgadas as chaves das oito categorias (Fem. -49kg; - 57kg; - 67kg; +67kg / Masc. -58kg; -68kg; -80kg; +80kg). Todos os atletas entram em combates na sexta-feira, no primeiro dia de evento, que segue com as disputas até as semifinais. As decisões de medalhas serão realizadas no sábado.

Equipe brasileira no GP Final 2019
Edival Pontes "Netinho", Ícaro Miguel, Maicon Andrade, Milena Titoneli, Paulo Ricardo Melo e Talisca Reis.

Treinadores: Clayton dos Santos e Diego Ribeiro. Fisioterapeuta: Fábio Barbosa Lins.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)