Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ginastas disputam o Campeonato Brasileiro Especialistas 2018 em Santos neste final de semana

Ginastica artística

16/08/2018 17h13

Ginástica artística

Ginastas disputam o Campeonato Brasileiro Especialistas 2018 em Santos neste final de semana

Principais atletas do país participam da competição. Final do Brasileiro por Equipes, adiada em junho, será realizada no sábado

Os principais ginastas do Brasil estão até o dia 19 de agosto, em Santos (SP), na disputa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Especialistas 2018, que premia os melhores em cada um dos aparelhos. No sábado (18.08), também será realizada a final por equipes do Campeonato Brasileiro Adulto, adiada no dia 24 de junho por causa de um problema com a energia elétrica do Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

No masculino, disputarão atletas de Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube, SERC Santa Maria e Grêmio Náutico União; no feminino, a disputa será entre competidores do Flamengo, CEGIN, São Bernardo do Campo e Grêmio Náutico União.

Os atletas da seleção brasileira também utilizarão a competição como parte da preparação para a competição mais importante do calendário de 2018, o 48º Mundial de Ginástica Artística de Doha (25 de outubro a 3 de novembro) e, também, para o Pré Pan-Americano de Lima (entre 10 e 16 de setembro).

Na Arena Santos, estarão em ação Daniele Hypolito e Francisco Barretto, que conquistaram a medalha de ouro no individual geral no Brasileiro em São Bernardo do Campo. Será possível assistir também às performances de atletas como Diego Hypolito e Arthur Nory (prata e bronze nos Jogos do Rio 2016, respectivamente), Jade Barbosa (duas vezes medalha de bronze em Mundiais), e Thaís Fidélis, quarta colocada no último Mundial.

cochabamba_ginasticaartisica_masc_27maio2018abelardomendesjr_arthurzanetti.jpg
Arthur Zanetti. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O campeão olímpico Arthur Zanetti defenderá seu título do Especialistas nas argolas e no salto. "Eu vou me apresentar no solo, argolas e salto. Nas duas últimas semanas fizemos treinos mais objetivos. De manhã, era fazer a série sem quedas e ir para casa descansar, para, à tarde, repetir os elementos que não saíram bem. Foram treinos mais curtos e objetivos para o Brasileiro. Eu pretendo ter, em Santos, atuação igual ao último Brasileiro de Especialistas ou até melhor", afirmou o campeão olímpico (ouro em Londres/2012, há seis anos, em 6/8/2012) e medalhista de prata (Rio/2016 - a conquista fez dois anos neste dia 15/8/2018) nas argolas.

O técnico Marcos Goto, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), afirmou que o Brasileiro Especialistas é uma competição de avaliação dos ginastas candidatos a formar a seleção. "Queremos que as competições nacionais sejam um dos parâmetros, o principal, de avaliação para os atletas do Brasil. Poderemos observar os atletas do individual geral, na decisão por equipes, e os especialistas – dá para ter uma noção de quem evoluiu e de quem tem possibilidade de melhora mais para a frente, já que o objetivo está nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020", disse Goto.

Base

A Arena Santos também recebeu a 33ª edição do Torneio Nacional, entre os dias 13 a 15 de agosto. A competição reuniu atletas de todo o país nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado.

Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica e assessoria de imprensa de Arthur Zanetti