Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gabriele Siqueira faz história e é bronze no Grand Prix de Roma de Taekwondo

Taekwondo

11/06/2019 17h23

Taekwondo

Gabriele Siqueira faz história e é bronze no Grand Prix de Roma de Taekwondo

Beneficiada pela Bolsa Atleta, brasileira tornou-se apenas a terceira lutadora do país a chegar ao pódio na categoria feminina em torneios desta série

#PraCegoVer: A brasileira Gabriele Siqueira apresenta sua medalha de bronze conquistada no Grand Prix de Roma de Taekwondo ao lado das outras medalhistas da categoria acima de 67kg
Gabriele Siqueira (terceira, da esquerda para a direita), com o bronze conquistado no GP de Roma. Foto: Divulgação

A brasileira Gabriele Siqueira conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Roma, na categoria acima de 67kg, e tornou-se a terceira brasileira a subir em pódios em Grand Prix, sendo a primeira na categoria pesada feminina. Com a conquista, o Brasil chega a oito medalhas na história do torneio. O evento foi realizado no Foto Itálico, da cidade de Roma, entre os dias 7 e 9 de junho, com 250 atletas.

Na semifinal, Gabriele não passou pela sul-coreana Da-Bin Lee, campeã mundial da categoria até 73kg em Manchester 2019. A rival venceu o equilibrado confronto por 7 a 6. Na sequência, Da-Bin Lee conquistou o título do torneio ao vencer a mexicana Briseida Acosta. Ainda na mesma categoria, Raphaela Galacho venceu Reshmie Oogink, da Holanda, na estreia, mas não passou da segunda luta, contra Bianca Walkden, do Reino Unido.

Na estreia, Gabriele venceu a croata Iva Rados por 7 a 4 e, em seguida, superou a medalhista mundial Marie Paule Blee, da França, bronze na categoria acima de 73kg em Manchester 2019, por 8 a 2. Nas quartas de final, a brasileira garantiu sua medalha ao triunfar sobre a britânica Bianca Walkden no Golden point e conquistar vaga para a semifinal. Gabriele é beneficiada pelo Bolsa Atleta, na categoria internacional.

"Foi um ótimo resultado. A Gabi é um atleta experiente e que vinha batendo na trave nos grandes eventos, encarando as favoritas já nas primeiras rodadas. Desta vez, ela conseguiu desenvolver mais o trabalho, vencendo atletas medalhistas nos mundiais. O desempenho da Gabriele foi muito bom e ficamos muito felizes. Agradeço a todo o suporte que a Confederação tem disponibilizado para os atletas e para nós, dá comissão técnica, trabalharmos", comemorou Diego Ribeiro, treinador do Brasil em Roma.

Entre os atletas com até 80 quilos, Icaro Miguel venceu os dois primeiros combates, contra o croata Toni Kanaet e o italiano Roberto Botta, mas, nas quartas de final, o brasileiro não passou pelo campeão Olímpico no Rio 2016 Sallah Cisse, da Costa do Marfim.

Rafaela Araújo, na categoria até 57 quilos, venceu o primeiro confronto, contra a chinesa Zongshi Luo, no golden point, mas, na sequência, ao enfrentar a turca Hatice Ilgun não avançou.

Na categoria até 49 quilos, Talisca Reis e Iris Tang Sing não conseguiram avançar do primeiro combate, ao enfrentarem, respectivamente, a japonesa Miyu Yamada e e a chinesa Jingyu Wu.

Entre os pesos leves, no masculino, Paulo Ricardo encarou o português Rui Bragança na estreia e não avançou na chave. Ainda no primeiro dia, Milena Titoneli, na categoria até 67 quilos, também não passou da estreia contra Julyana Al-Sadeq, da Jordânia. Entre os atletas pesados, acima de 80 quilos, Maicon Andrade enfrentou Hamza Kattan, da Jordânia, no primeiro combate, mas não avançou na chave.

Histórico do Brasil em Grand Prix

Prata
Talisca Reis – 2018 – GP Roma
Guilherme Dias Alves – 2014 – GP Suzhou
Guilherme Felix – 2013 – GP Manchester

Bronze
Gabriele Siqueira – 2019 – Roma
Edival Pontes - 2018 - GP Taiwan
Edival Pontes - 2018 - GP Moscou
Maicon Andrade – 2018 – GP Roma
Iris Tang Sing - 2017 - GP Londres

Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo